Programas e projetos contribuem para a formação dos profissionais que vão atuar nas salas de aula
Quem vê de longe, poderia se enganar e pensar que o que resume a formação universitária são os encontros com professores em uma sala de aula. As instâncias de ensino são mesmo essenciais, mas indissociáveis da pesquisa e da extensão. Juntos, ensino, pesquisa e extensão compõem o tripé de sustentação do ensino superior.
Por isso, muitas das experiências que perpassam o aprendizado de um estudante de graduação vão para além da sala de aula, nas mais diversas áreas do conhecimento. Na semana em que se comemora o dia do professor e da professora, destacamos projetos da FURG específicos para a formação de novos docentes.
Alguns projetos são parte de programas educacionais do Ministério da Educação, outros, iniciativas da própria universidade.
Pibid – O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) existe desde 2007 e busca valorizar o magistério e a formação de professores. É uma iniciativa do Ministério da Educação, para o qual as universidades devem elaborar projetos de iniciação à docência. A partir de então é estabelecido um elo entre a universidade e a rede pública e os alunos dos cursos de Licenciatura fazem estágio nas escolas das redes estadual e municipal, para o qual recebem uma bolsa.
Assim, os futuros professores se aproximam desde cedo da rede pública de ensino. Tudo é acompanhando pelos professores da universidade e das escolas. Na FURG o Pibid apoia a formação de estudantes dos cursos de Licenciatura e contribui para elevar a qualidade da educação básica nas escolas públicas.
Ceamecim – Um projeto que teve início em 1981 como Clube de Ciências aproximou, desde o princípio, estudantes da Licenciatura de Ciências com estudantes do ensino básico. Com o tempo a proposta se consolidou, envolveu a Matemática e hoje o Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (Ceamecim) atua na formação de professores de Ciência e Matemática não só no âmbito da FURG, pois com seus eventos e formações, contribui em âmbito estadual. Seus princípios são a cooperação, interação, reflexão e construção pedagógica. Uma equipe que envolve docentes e estudantes atua em diversos projetos e ações, com diferentes núcleos de pesquisa para promover as mais diversas ações de formação docente.
Gese – Um dos grupos de pesquisa que surge no âmbito do Ceamecim é o Gese – Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola. Com o início de suas atividades em 2000, o grupo realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão para promover conhecimentos sobre a promoção, respeito e valorização da diversidade sexual, orientação sexual e identidade de gênero, especialmente nas escolas. Por isso, já ofereceram cursos, em parceria com MEC, para profissionais da educação em escolas de todo o cordão litorâneo - Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Mostardas e Rio Grande. Para a sensibilização e formação para a temática, o grupo promove eventos, mostras, cursos e projetos.
CFOP –O Centro de Formação e Orientação Pedagógica (Cfop) da FURG existe desde 2002 com o objetivo de desenvolver metodologias inovadoras para a educação, elaborar instrumentos pedagógicos e materiais didáticos, integrar as diferentes áreas de formação de professores, entre outros. É no âmbito do CFOP que se desenvolve o Pibid, por exemplo.
O CFOP dispõe de uma estrutura física que abriga o Laboratório de Ensino e Prática Docente (saiba mais abaixo), duas salas de aula com telas interativas e também salas de permanência de professores.
LEPD - O Laboratório de Ensino e Prática Docente, que funciona no CFOP, é um espaço para a integração entre acadêmicos e educadores para a produção de conhecimento e da prática docente. Neste laboratório são feitos experimentos para o ensino e elaboração de materiais pedagógicos, que podem inclusive ser utilizados pelos estudantes quando fazem seus estádios nas escolas.
Assessoria de Comunicação / FURG