Secretarias Municipais e órgãos de segurança alinham estratégias para a realização do “ROBÓTICA 2019”: evento acontece na cidade a partir do dia 22
18/10/2019 13:10 em Variadas

Uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira, 17, na sede do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGI-M) discutiu estratégias entre as forças de segurança que atuam no município para a realização, na próxima semana, do evento “Robótica”, que acontecerá na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). No encontro estiverem presentes representantes da Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, 6º BPM, Delegacia Regional de Polícia Civil, 4ª Companhia Rodoviária, além das secretarias municipais de Mobilidade/Segurança, de Turismo e da própria FURG.

A Prefeitura do Rio Grande é uma das instituições parceiras do evento e está auxiliando nas articulações logísticas, de segurança e turísticas no que tangem à vinda dos 1.200 participantes inscritos, entre eles estudantes de fora do país, já que o evento tem caráter internacional. O superintendente municipal de Turismo, Edward Moraes, ao lado da superintende de Segurança, Ivonilda Sarmento, apresentou durante a reunião um panorâma das atividades que serão desempenhadas pelo município e explicou que a pasta vem promovendo reuniões de trabalho com diversos segmentos e que o encontro com as forças de segurança é últil para sincronizar os órgãos que deverão estar envolvidos: “A discussão de hoje é fundamental para o desempenho de uma atividade sincronizada das forças de segurança durante a realização do evento, tendo em vista as atribuições de cada um, para que aconteça um trabalho de colaboração na promoção da segurança dos participantes envolvidos e do público rio-grandino que for visitar o evento”, disse.

Entre as ações que serão desenvolvidas pelo município para a promoção do evento, na área de segurança, estão exatamente essa coalisão das forças antes mencionadas, além dos Bombeiros e Defesa Civil. Na área da cultura, a administração municipal vai compor a programação do “Robótica” com a apresentação da Orquestra de Flautas do Município, na solenidade abertura; na área da saúde, ambulâncias da SMS vão atuar dentro do campus, em caso de necessidade; outra unidade móvel da SMMAS vai estacionar na entrada do campus; no que tange ao turismo, as equipes da Secretaria vão promover a disseminação de informações turísticas sobre Rio Grande em um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) que será montando dentro do próprio Cidec-Sul, um dos prédios em que acontece o evento na FURG.

Outra contribuição do município com o evento será a instalação de dois robôs (um no trevo de entrada da cidade e outro dentro da universidade) produzidos por servidores da Secretaria de Serviços Urbanos a partir de materias recicláveis descartados nas vias da cidade, como pneus e metais. A SMCSU também vai instalar decorações dentro desta proposta ao longo do Trevo até a Av. Rheingantz e no centro da cidade, na Praça Tamandaré.

A professora Viviane Kwecko, que participa da organização do evento e esteve na reunião, falou da expectativa de visitantes durante o período do evento, destacando a importância dos órgãos e parceiros envolvidos estarem se articulando para essa recepção. “O número de participantes inscritos é 1.200, mas a estimativa é de 10.000 visitantes durante o evento. A parceria de todos que encamparam esse evento é muito importante e o que nós queremos, com ele, é mobilizar toda a comunidade em torno de um grande evento, mostrando que Rio Grande é capaz de recepcionar eventos de grande porte”, argumentou.

ROBÓTICA 2019

Considerado o maior evento de robótica da América Latina, este ano, o Robótica acontece na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) de 22 a 26 de outubro. Integram a programação a 9ª Mostra Nacional de Robótica (MRN), com trabalhos de alunos desde o ensino fundamental até a pós-graduação; as finais da 13ª Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que envolve estudantes de ensino fundamental e médio de todo o país, numa competição de provas práticas com uso de robôs; e a 17ª Competição Brasileira de Robótica (CBR), que se soma à competição Latino Americana (LARC), com robôs produzidos pelo público universitário brasileiro e de países vizinhos. De caráter científico, ocorrem ainda o 10º Workshop de Robótica na Educação (WRE) e o 8º Simpósio Brasileiro de Robótica (SBR).

Somam-se à FURG na organização outras universidades e instituições de ensino do Estado, como IFRS, IFSUL, UFPel, UFRGS, UFSM, Unisinos e ainda a Utec do Uruguai. A realização é da FURG, RoboCup Brasil, Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). A Prefeitura Municipal do Rio Grande promove, em conjunto com a FURG, diversos eventos na cidade para recepção dos participantes e visitantes.

 

Assessoria de Comunicação/PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!