Estudantes da FURG participam da 27ª Jornada de Jovens Pesquisadores
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Publicado em 25/10/2019

A Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) está organizando a 27ª Jornada de Jovens Pesquisadores que acontece na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), dos dias 23 a 25 de outubro. O evento tem como tema “A Ciência e a Tecnologia na Produção de Inovação e Transformação Social”, cujo objetivo centra-se na formação de profissionais qualificados comprometidos com a realidade atual da América Latina, com base em relações interpessoais. A FURG será representada por dois estudantes que irão expor seus trabalhos durante a Jornada, ampliando a visibilidade da instituição.

A AUGM, fundada em 1991, é uma rede de universidades públicas e autônomas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, cujo suas vocações, seu caráter público e suas similaridades em estruturas acadêmicas e a equivalência de serviços são compartilhados. Desde seu início, a associação procura contribuir para o fortalecimento de uma massa crítica de recursos humanos de alto nível e desenvolver pesquisas científicas e inovadoras em áreas estratégicas que resultem na estruturação e gestão das universidades membros. Por sua vez, a Secretaria de Relações Internacionais (Reinter) da FURG desenvolveu um acordo de cooperação em 2018 para que essa se tornasse uma das integrantes do Grupo Montevideo, com o objetivo de fortalecer suas relações cooperativas com as demais instituições latinas.

 

O evento deste ano alcança estudantes de graduação, de mestrado e doutorado de três grandes áreas: Ciências da Vida, Ciências Exatas e Humanidades. A partir disso, a estrutura da programação se constitui de apresentações orais em áreas de exposições de painéis e workshops de inovação que conta com professores qualificados da UFSCar e, também de universidades argentinas como a Universidad Nacional del Litoral e a Universidad de Buenos Aires, finalizando com uma confraternização para alunos expositores de trabalhos.

A presença da FURG

A estudante do curso de Letras – Português e Espanhol da FURG, Suaidy Bordulis, que apresentou no primeiro dia do evento, contou que ao pesquisar sobre o evento, descobriu que haveria um eixo temático voltado ao ensino de Espanhol e Português como segunda língua e língua estrangeira. A partir disso, o interesse em divulgar o trabalho desenvolvido como professora de português para estrangeiros, juntamente com a professora Luciana Pilatti, na FURG e, especificamente, no programa Idiomas sem Fronteiras se tornou o impulsionador de sua participação.

Em vista disso, o trabalho exercido pela estudante com a docente envolve uma preparação para o exame Celpe-Bras – única avaliação reconhecida nacionalmente para a certificação da proficiência em Língua Portuguesa – e suas exigências na parte oral. “Eu vejo que esta é uma oportunidade não apenas para eu falar um pouco sobre o trabalho que desenvolvo, mas também de aprender com os outros trabalhos que estão sendo desenvolvidos em outras universidades e até pensar em como expandir as atividades do IsF Português”, expressa a estudante. Além disso, ela compreende que o evento promoverá o seu aperfeiçoamento acadêmico e profissional: “Será uma experiência que agregará muito na minha profissão, pois acredito que precisamos desses espaços que servem como espaços de formação.”.

Já, o estudante de Turismo da FURG, João Pedro Barbosa Alvarinho, conta que seu interesse em participar do evento está associado a sua experiência acadêmica durante o intercâmbio realizado na Argentina - viabilizado por meio do programa de mobilidade acadêmica Escala de Graduação - no primeiro semestre deste ano. Seu trabalho, apresentado no dia 24, leva o nome de “IDENTIDADE PATRIMONIAL: Um caso de Villa de Merlo, SL – ARG”, o qual começou a ser desenvolvido durante a disciplina Desarrollo y Gestión local del turismo na Universidad Nacional de San Luis. Esse propõe uma análise da cidade que se desenvolve turisticamente pelo fator econômico, decorrente de várias ações governamentais e migratórias, levando a um caso particular, o qual o dobro de habitantes é oriundo de outras províncias com costumes mesclados e uma ausência da cultura local. “Para mim foi uma novidade trabalhar com árvore de problemas, árvore de objetivos, mapas de envolvidos e mapa de atores locais”, declara o estudante sobre o desenvolvimento do trabalho.

Além disso, João expõe que essa é uma grande oportunidade, pois o permite falar sobre o que mais gosta – o turismo – e compartilhar sobre a sua experiência durante a mobilidade acadêmica. “Além da multidisciplinaridade desses eventos, esse trabalho me traz muito orgulho, porque faz referência ao melhor momento da minha vida acadêmica. Lá eu pude aprender muitas coisas que consigo agregar a minha área de formação e, em especial, a professora Susana que teve um papel fundamental durante todo o meu período de intercâmbio.”, diz.

A Delegada Assessora representante da FURG na AUGM e Técnico-Administrativa da Reinter, Karina Molina, acredita que a representatividade da instituição no evento favorece a visibilidade do trabalho desenvolvido no processo de internacionalização. Como a FURG é um membro muito recente da AUGM, a presença de alunos na Jornada irá fortalecer a relação de reciprocidade entre os países da região demonstrando responsabilidade e efetividade da universidade rio-grandina quanto aos objetivos da Associação. A partir disso, a Delegada representante pensa que o processo de internacionalização deveria começar pela América Latina, porque os estudantes latino-americanos vivem uma realidade totalmente diferente da Europa, por isso o fortalecimento dessa relação está sendo desenvolvido por meio de programas de mobilidade acadêmica como Bracol, Bramex e Escala, bem como os projetos apresentados pelos estudantes no evento que se tornam métodos de difundir a FURG por várias nações. 

Assessoria de Comunicação / FURG

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