Uma comitiva do município do Rio Grande com a participação do prefeito Alexandre Lindenmeyer foi recebida em audiência com o governador Eduardo Leite, na tarde desta terça-feira (29), no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Na pauta, o pedido de apoio ao governo estadual para o projeto de reestruturação econômico-financeira da Santa Casa rio-grandina. A audiência durou cerca de uma hora, tempo suficiente para ser apresentado um diagnóstico da grave situação financeira da Santa Casa e de sua importância para a Zona Sul do Estado. O governador se comprometeu em reforçar o projeto junto ao Banrisul e à direção da Caixa Econômica Federal, em Brasília, além de garantir que o Estado seguirá fazendo os repasses à instituição em dia para que o hospital siga funcionando.
A pauta apresentada foi a possibilidade de uma repactuação da dívida da Santa Casa com financiamento a ser absorvido junto ao Banrisul, sintetizou o prefeito. As dívidas da instituição somam mais de R$ 60 milhões e são oriundas de um empréstimo feito com a Caixa, em 2008, para a construção dos setores de Cardiologia e Oncologia e de um projeto de renegociação do passivo. No final do encontro, o governador prometeuintermediar uma renegociação da dívida junto à Caixa, já que terá uma reunião com a presidência daquela instituição financeira, no próximo dia 6, em Brasília. Além disso, determinou ao presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho – presente à audiência -, que avalie o diagnóstico e o projeto de reestruturação econômico-financeira apresentado pela direção da Santa Casa. Na capital do país, a direção da instituição vai defender a repactuação da dívida, numa tentativa de reduzir o valor das parcelas com o banco federal.
Conforme defendeuem um documento entregue ao governador, o prefeito Alexandre Lindenmeyer citaque, “assim como os demais hospitais filantrópicos na nossa região, a Santa Casa está passando por sérias dificuldades financeiras, que impacta no atendimento não só do município mas de vários que compõem a Zona Sul”. O prefeito ilustrou em números os atendimentos feitos pela Santa Casa. “O atendimento de qualidade e gratuito aos usuários do SUS, no que tange a saúde especializada, está em torno de 300 mil pessoas, somente em Rio Grande. Além disso, outros 23 municípios se beneficiam com a Santa Casa na região, por ser referência em atendimento de alta e média complexidade em várias especialidades médicas”.
Conforme Alexandre Lindenmeyer, foi enfatizado na audiência a importância de que, nesse governo, os pagamentos da Saúde estão sendo feitos em dia e isso está permitindo que, pelo menos, o pagamento dos salários do mês sejam feitos. Ao mesmo tempo, se gestionou a possibilidade de alguma carência em relação ao cumprimento de metas, tendo em vista que, nesse período de final de ano há despesas com o 13º salário e qualquer valor que seja descontado e não pago dificulta, ainda mais, a situação do funcionamento do hospital.
Participaram da audiência os deputados Luiz Henrique Viana (PSDB), Fábio Branco, pela Zona Sul, a direção da Santa Casa, a presidenta do Legislativo rio-grandino, Andrea Westphal e a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. A audiência foi solicitada pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer.
Acessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal da Cidade do Rio Grande