A Prefeitura Municipal sediou, no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, a abertura do mês “Novembro Negro Ubuntu”. A solenidade, organizada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Social e Cultural da Comunidade Negra (COMDESCCON Rio Grande) em parceria com outras entidades, ocorreu sexta-feira (1°) à noite, sendo prestigiada pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer e conduzida pelo presidente do Conselho Eliane Menezes Costa. A programação completa desse Novembro Negro pode ser acessada no site www.riogrande.rs.gov.br.
No início da atividade, houve uma homenagem ao músico rio-grandino Flávio Camargo, falecido em outubro desse ano. Coube ao irmão dele e, também, músico João Camargo, lembrar a trajetória de Flávio.
Essa foi uma das homenagens da noite. Escolas da rede municipal e estadual foram lembradas pela Prefeitura e pelo Conselho, devido ao trabalho que desenvolvem para o cumprimento da lei 10639/2003, que estabelece diretrizes e bases da Educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática e cultura afro-brasileira.
A cerimônia do Novembro Negro Ubuntu foi acompanhada por diversas autoridades – vereadores, religiosos de matriz africana e de outras igrejas, professores e professoras nas redes municipal e estadual, secretários e secretárias municipais e representantes do Conselho Estadual de Educação. Ao se pronunciar, o prefeito Alexandre Lindenmeyer afirmou que “o momento vivido no país é de resistência e de compartilhar solidariedade para atravessarmos esse período em que vivemos, no qual está se promovendo a intolerância e a desconstrução de políticas construídas ao longo dos últimos anos”.
De acordo com o prefeito, o tamanho da caminhada necessária para se fazer reparações e buscar a igualdade é longo. Para ele, esse mês é mais um momento para se dizer não à intolerância, sim ao respeito, à pluralidade, à diversidade e a uma cidade, efetivamente, inclusiva para todos e todas. “Espero que a nossa cidade se aproprie das discussões do Novembro Negro Ubuntu.”
A presidente do Conselho, Eliane Costa avaliou que o Novembro Negro Ubuntu “é um momento para levarmos a toda a população o que fizemos o ano inteiro e o que podemos construir e melhorar nos anos que virão. Ela conclamou a todos e todas para participar da programação aberta naquela da data.
Homenagem às escolas
Três escolas foram homenageadas: a escola Municipal de Ensino Fundamental Navegantes e as escolas estaduais Getúlio Vargas e Juvêncio Lemos. Todas receberam certificados pela importante contribuição e serviços prestados na área de Educação com objetivo de dar cumprimento ao que diz a Lei 10.639/ 2003.
Antes de encerrar o evento, as diretoras e professoras destas escolas apresentaram diversas práticas desenvolvidas com estudantes das istituições em atendimento a Lei 10.639/2003.
Acessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal da Cidade do Rio Grande