FURG está entre as 20 universidades mais empreendedoras do país
07/11/2019 13:21 em Variadas

No final de outubro, em uma sessão solene em homenagem às Universidades Empreendedoras realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, foi divulgado o Ranking Nacional das Universidades Empreendedoras. Em 2019, a FURG está em 19º lugar, entre 123 universidades participantes da pesquisa. E ocupa ainda o 7º lugar na Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e a 4ª melhor colocação no Estado.

O Ranking das Universidades Empreendedoras (RUE) é um estudo feito pela Brasil Júnior e capitaneado pelo Movimento Empresa Júnior (MEJ), que busca gerar novos estímulos para a educação superior, através da perspectiva dos estudantes. O RUE serve para avaliar e classificar o empreendedorismo nas universidades brasileiras. Neste ano, o levantamento foi realizado a partir da percepção de 15 mil estudantes de 123 universidades das 27 unidades federativas. Em 2017 a FURG ocupava a 38ª posição, dentre 54 universidades.

Realizado a cada dois anos, o ranking enumera as universidades mais empreendedoras do país a partir de critérios de avaliação como cultura empreendedora, inovação, extensão, infraestrutura, internacionalização e capital financeiro. O levantamento se propõe a compreender quais práticas incentivam a inovação nas instituições de ensino superior.

O resultado foi apresentado à FURG pela presidente executiva da Federação das Empresas Juniores do Rio Grande do Sul (Fejers), Duelen Feijó e pelo vice-presidente executivo Newton Lopes. Estiveram presentes o vice-reitor da FURG Danilo Giroldo, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Eduardo Secchi, a diretora de Inovação Tecnológica da FURG, Danúbia Espíndola, e o diretor do Oceantec- Parque Tecnológico da FURG, Artur Gibbon.

Para o coordenador de Empreendedorismo e Incubação de Empresas da FURG, Alessio Almada, o resultado deste ranking representa o fruto de um trabalho colaborativo. “Esse salto no índice mostra que estamos no caminho certo, temos procurado atender às aspirações dos alunos, que vai além de uma profissão, mas a realização pessoal aliando trabalho e propósito de vida, pois empreender é se posicionar com autonomia e protagonismo, com posição crítica a fim de atender e impactar positivamente a sociedade”, enfatizou.

Sobre os fatores que contribuíram para o avanço no posicionamento do ranking, Almada aponta que a densidade do ecossistema empreendedor na FURG está se consolidando, através do Oceantec – Parque Científico e Tecnológico, com proposta de futuro para empreendedores nascentes de base tecnológica como a Innovatio, as incubadoras de economia solidária – Intecoop e Inesol, de integrantes das empresas juniores e da comunidade em geral.

“Embora empreender não seja sinônimo de ter um negócio, exemplos de nosso ecossistema empreendedor influenciam na formação empreendedora de toda a comunidade universitária, abrindo espaço para a criatividade e geração de uma mentalidade que absorve as transformações da sociedade, e gera resultados em forma de soluções para os diferentes problemas vivenciados”, explicou o coordenador.

Para o vice-reitor da FURG, a posição da instituição no ranking indica que as normativas, as instâncias institucionais e os ambientes que tratam de inovação e empreendedorismo na FURG estão atendendo às expectativas dos estudantes e da comunidade universitária em geral. Há uma equipe muito comprometida em atender aos anseios da comunidade em relação a estes temas e o envolvimento das pessoas nas ações propicia os resultados obtidos no ranking, o que nos deixa muito felizes.

Dados

De acordo com a apresentação mostrada pela Fejers, a FURG tem atualmente 150 alunos participando de empresas juniores, possui sete empresas federadas e 12 empresas criadas em 2019. Além desses números, os representantes da Fejers mostraram o impacto do MEJ no Estado em 2018, onde 1.200 empresários juniores impactaram na criação de 146 empresas juniores, distribuídas em 36 universidades em 34 cidades do Rio Grande do Sul.

Essas empresas representam 2.500 projetos executados e mais de 1,8 milhão de reais de faturamento em projetos no RS.

 

Assessoria de Comunicação / FURG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!