Para 91% dos passageiros entrevistados entre julho e setembro, os 20 principais aeródromos do País são “bons” ou “muito bons”
s 20 principais aeroportos do país receberam dos passageiros, no terceiro trimestre de 2019, a maior nota da série histórica da pesquisa realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), do Ministério da Infraestrutura. Iniciada em 2013, a “Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário” apontou, entre julho e setembro, uma nota média de 4,42 para o conjunto dos aeroportos, numa escala de um a cinco, onde um é "muito ruim" e cinco é "muito bom”. Isso significa que os aeroportos são considerados “bons” ou “muito bons” para 91% dos 25.461 passageiros entrevistados.
Em relação ao mesmo período do ano passado, a percepção geral de melhora sobre o conjunto dos 20 aeroportos cresceu 13,7%. A pesquisa avalia a experiência dos passageiros de voos domésticos e internacionais em diversos itens de infraestrutura aeroportuária, atendimento e serviços, e monitora o desempenho de diferentes processos como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens.
Dos 38 indicadores pesquisados, 79% tiveram média superior a quatro (bom), ficando dentro da meta estabelecida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). O levantamento serve como um referencial para a administração dos aeroportos. Seus resultados incentivam a competitividade entre eles ao elevar os parâmetros de qualidade e explicitar o que precisa ser melhorado na prestação dos serviços.
Órgãos públicos nos aeroportos
O agrupamento “facilidades ao passageiro”, que contempla a avaliação de oito itens (como estacionamento, lojas e lanchonetes), obteve a pior avaliação média: 3,56. Já a avaliação dos órgãos públicos nos aeroportos recebeu a maior nota média geral por agrupamento de indicadores: 4,57. Neste quesito, os passageiros avaliaram cordialidade dos funcionários e tempo de espera nas filas de aduana, migração e imigração.
As companhias aéreas receberam a segunda melhor nota média geral: 4,52. Os itens pesquisados foram cordialidade e prestatividade dos funcionários, tempo de fila no check-in, restituição de bagagem e disponibilidade e qualidade das informações. A média percentual de evolução de todos os indicadores pesquisados, desde o início da série histórica em 2013, é de 14%. Os 20 aeroportos pesquisados são responsáveis por 87% do total de passageiros transportados no Brasil.
Evolução
Os aeroportos que registraram melhora na avaliação geral em relação ao terceiro trimestre do ano passado foram os de Florianópolis, com evolução de 9%; o de Belém, 5,7%; e o de Fortaleza, com 4,7% de aumento da nota média dos usuários. Também registraram melhora os aeroportos de Goiânia (1,7%), Brasília (1,5%), Vitória (1,3%), Maceió (1%), Cuiabá (0,8%), Campinas (0,7%), Curitiba (0,7%), Manaus (0,5%), Porto Alegre (0,5%), Rio-Santos Dumont (0,4%) e São Paulo-Congonhas (0,1%).
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