A Secretaria de Município da Saúde de Rio Grande (SMS) recebeu na Casa de Música da Ospa, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (25) o Prêmio Salvador Celia. É a quarta vez que a unidade recebe o prêmio, que tem o objetivo de valorizar as boas práticas de visitadores do Primeira Infância Melhor (PIM), de equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e de Agentes Comunitário de Saúde (ACS). Rio Grande recebeu o prêmio pela Metade Sul do Estado, que compreende os municípios das 3ª e 7ª coordenadorias, em razão do trabalho desenvolvido pelo PIM no atendimento às crianças indígenas das aldeias de Rio Grande. A premiação aconteceu durante a realização do XIII Seminário Internacional da Primeira Infância.
O prefeito Alexandre Lindenmeyer acompanhou parte da solenidade de entrega do prêmio, ao lado do secretário de Saúde de Rio Grande, Maicon Lemos, que compôs a mesa da cerimônia junto a autoridades estaduais e federais. Para o gestor da pasta municipal da saúde, o prêmio significa o reconhecimento do trabalho desenvolvido. ?Para nós foi uma satisfação representar a região sul do estado nesta premiação. O Pim de Rio Grande teve sua fundação em 2005 e, ao longo desse tempo, vem desenvolvendo diversos projetos. Agora principalmente tem tido um maior número de visitadores, o que é um ponto positivo desde o início da sua implantação, pois possibilitou por consequência um maior atendimento a um número crescente de crianças no município e que levou aos resultados evidentes desse trabalho?, afirma o secretário.
O Programa Primeira Infância de Rio Grande é reconhecido no estado do Rio Grande do Sul como um programa de referência, além de ser reconhecido pelas experiências exitosas dentro das atividades das equipes que o compõem, como o da visitadora do PIM, Mariana Lopresti, que atua no município e foi finalista da macrorregião Sul para o prêmio Salvador Celia.
O PIM Rio Grande atende crianças desde o nascimento até os três anos de idade, período estratégico do desenvolvimento infantil. Rio Grande passou de 11 para 38 profissionais visitadores, que acompanham os recém-nascidos até os 3 anos de idade nos aspectos de peso, alimentação e passam nas casas das famílias com uma certa periodicidade. O Programa também conta com colaboradores, que trabalham com o atendimento em Libras, uma característica que também é própria do município.
O gestor público municipal também disse que esse reconhecimento ?se deve, em muito, graças à dedicação dos visitadores do Programa. O fruto deste reconhecimento é o trabalho desenvolvido no dia a dia pelos visitadores e visitadoras do Pim nos bairros de maior vulnerabilidade de Rio Grande?, completou.
A entrega do Prêmio, o Seminário, além do VII Encontro Estadual de Visitadores, contou com a presença de diversas equipes municipais, como o Primeira Infância Melhor (PIM), Programa Criança Feliz (PCF), Agentes Comunitários da Saúde (ACS), Monitores da Pastoral da Criança, profissionais de Estratégia de Saúde da Família, profissionais de Atenção Básica, Educadores, Acompanhantes Terapêuticos, professores, profissionais do CRAS, conselheiros tutelares entre outros envolvidos com os cuidados com as crianças.
Prêmio Salvador Celia
É realizado anualmente, desde 2011. O Prêmio Salvador Celia, iniciativa voltada à valorização das boas práticas de visitadores do PIM e Programa Criança Feliz, equipes de Estratégia de Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde junto às famílias e comunidades atendidas. O prêmio é uma homenagem ao Dr. Salvador Celia, reconhecido psiquiatra infantil que dedicou parte da sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês e crianças. A 9ª edição do Prêmio Salvador Celia tem como tema ?Um olhar sobre a primeira infância? e é realizado na modalidade fotografia.
COMUNICAÇÃO - Prefeitura Municipal do Rio Grande