Intercâmbio de experiências marca reunião de Leite com embaixadores europeus
Variadas
Publicado em 05/12/2019

Exatamente um mês depois de receber a visita do embaixador da União Europeia (UE) no Brasil, Ignácio Ibañéz, o Palácio Piratini recebeu, na noite desta quarta-feira (4/12), a visita de embaixadores e representantes de estados-membros do bloco econômico. As autoridades estão no Rio Grande do Sul para missão anual no Brasil – neste ano, sediada no RS. A agenda oficial começa nesta quinta-feira (5/12) e segue até domingo (8/12).

Reforçar as relações econômicas e comerciais com o Rio Grande do Sul e trocar informações sobre temas econômicos e comerciais e sobre investimentos favoráveis ao bloco e ao Estado é o principal objetivo da missão. A agenda também faz referência ao tratado de livre comércio entre o Mercosul e a UE, firmado em junho deste ano. Os embaixadores de Alemanha, Aústria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Eslovênia, Finlândia, Grécia, Irlanda, Luxemburgo, Portugal, Romênia e Suécia e os representantes (ministros e encarregados de negócios) de Croácia, Espanha, Países Baixos, Polônia e República Tcheca estiveram presentes na reunião.

Ao destacar as características multiculturais da população gaúcha, o governador Eduardo Leite ressaltou a importância de estreitar laços econômicos e comerciais entre os países e o Estado. “Estamos em um ponto estratégico do ponto de vista geográfico, perto dos Estados centrais do país e de países do Mercosul. O Estado é forte, com população empreendedora e vibrante do ponto de vista econômico. E, inclusive, essa vocação para o trabalho e capacidade empreendedora é um legado dos cidadãos que aqui chegaram no passado”, celebrou.

O governador apresentou o vídeo institucional que resume as principais oportunidades de negócios no RS, detalhou o processo de modernização e de desestatização que tem implementado e também esclareceu questionamentos a respeito da Reforma RS, que chamou atenção dos visitantes europeus pela complexidade e robustez. Questões políticas mundiais também foram discutidas na reunião.

As autoridades cumprem, nos próximos dias, agenda na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), na prefeitura de Porto Alegre e na sede da empresa Stihl, em São Leopoldo. O grupo visitará vinícolas em Bento Gonçalves e o Natal Luz, em Gramado.

Os secretários Claudio Gastal (Governança e Gestão Estratégica), Artur Lemos Júnior (Meio Ambiente e Infraestrutura), Rubens Bender (adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo) e o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, também participaram da reunião.

Secom / Governo do RS

Comentários
Comentário enviado com sucesso!