Na tarde de quinta-feira (16), a Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência, realizou uma confraternização com as famílias acompanhadas pelo programa Criança Feliz. São mais de 200 famílias acompanhadas pelo programa em nosso município. Na oportunidade, as famílias presentes puderam interagir com servidores e com outros participantes do programa, além de ter a disposição um brechó solidário. Também houve entrega de brinquedos que forram arrecadados durante ação social desenvolvida pelo corredor Vladmi Virgílio dos Santos durante o mês de dezembro.
A secretária de Cidadania e Assistência Social, Ana Fausta, descreveu os objetivos do programa destacando o grande número de acompanhamentos já realizados desde o início das atividades. “O município aderiu ao Criança Feliz em fevereiro de 2017, e assim que passou a ser executado teve como grande objetivo as visitas domiciliares, que são realizadas pela equipe do programa, formada por visitadores e supervisores. São mais de 200 famílias acompanhadas mensalmente pelo programa, e até hoje foram mais de 16500 visitas, promovendo o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral da primeira infância. A proposta é incentivar todo cuidador de criança de 0 a 6 anos a que ele saiba da importância do afeto, do acompanhar e brincar com essa criança. Então esse é o grande desafio da Criança Feliz”, afirmou.
Considerando os números totais do programa desde o seu início em 2017, foram 16575 visitas, 662 inclusões realizadas e 609 ativas. A atuação permitiu a crianção de dez equipes de trabalho, que já contaram com 40 visitadores no período.
Fausta também explicou a proposta da atividade da tarde, e a parceria com o corredor Vladmi para a doação de brinquedos para as crianças do programa. “Hoje estamos aqui no Cras Hidráulica, fazendo uma confraternização de todas as famílias acompanhadas. Elas vão ter a oportunidade de se conhecer, conhecer o Vladmi. Todos vão interagir, e também temos um brechó solidário. Depois vamos ter uma festinha, entrega de brinquedos, que se conseguiu através de uma proposta da primeira-dama, Eunice Lindenmeyer, junto com o Vladmi no mês de dezembro, quando foram arrecadados alimentos e brinquedos. Alguns desses itens foram destinados para essa confraternização, que também marca o 3º ano de execução do programa”, disse.
Vladmi participou de toda a atividade e ressaltou o quanto é positivo poder contribuir com a alegria daquelas crianças, incentivando a colaboração da comunidade. “A ação social do dia 21 de dezembro tinha esse objetivo de trazer alegria para as crianças. Decidimos realizar esse evento como forma de gratidão pelo ano de 2019 maravilhoso que eu tive, e que a gente fizesse outras pessoas felizes. Contanto com grande solidariedade das pessoas que fizeram suas doações, arrecadamos um número expressivo de brinquedos e alimentos. E hoje fico feliz por testemunhar o destino do material arrecadado, e percebendo a alegria de todas essas crianças, isso é muito importante. e esse programa Criança Feliz que a secretaria SMCAS está fazendo junto a comunidade carente da cidade, através de vários Cras, me deixa muito satisfeito. Então só tenho a agradecer a Prefeitura, a SMCAS, a todas as pessoas envolvidas nos Cras, a minha assessoria, por me proporcionarem também essa oportunidade. O meu coração se enche de alegria”, declarou.
O Programa Criança Feliz
Sua linha de atuação se baseia nas evidências de que todas as crianças entre 0 e 3 anos precisam estar em um ambiente que transmita afeto e cuidado, e ser devidamente estimuladas pelos e sus pais ou responsáveis por meio de brincadeiras e atividades apropriadas. Nessa idade se desenvolvem as estruturas cerebrais fundamentais para a construção de capacidades ao longo da vida.
Objetivos
– Promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância;
– apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais;
– colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade;
– mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem;
– integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas a gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias
Descrição do Programa
A principal ação do programa Criança Feliz é a realização de visitas domiciliares. As visitas são desenvolvidas pelos visitadores na residência da família incluída no programa. Elas representam uma estratégia de aproximação dos serviços com a família atendida e, por isso, favorecem um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto, resultando em propostas de intervenções singulares, pertinentes a cada realidade. Estudos mostram que as visitas domiciliares são efetivas para fortalecer os vínculos e as competências da família para o cuidado das crianças e promover o desenvolvimento infantil. As visitas domiciliares no programa Criança Feliz, assumem, então, as perspectivas da prevenção, da proteção e da promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância. As equipes do Criança Feliz fazem o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de estimular o desenvolvimento infantil.
Beneficiários
– Gestantes inscritas no CadÚnicos;
– crianças de 0 a 3 anos inscritas no CadÚnico;
– crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC),
– crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no estatuto da criança e do adolescente.
Assessoria de Comunicação / PMRG