Secretaria da Saúde divulga boletim sobre casos do Novocoronavírus na China
24/01/2020 15:52 em Variadas

A Secretaria de Município da Saúde da Prefeitura do Rio Grande, por meio do secretário Maicon Lemos, divulgou um boletim informativo, na noite de quinta-feira (23), em que informa à população sobre os casos do vírus que têm sido divulgados na imprensa internacional e que já causaram a morte de várias pessoas na China, tendo sido detectados casos em outros países asiáticos. Trata-se do Novocoronavírus (nCoV).

O secretário tranquiliza a população rio-grandina e diz que todas as precauções e recomendações da Organização Mundial da Saúde estão sendo tomadas, em função do município manter atividade portuária e ter como uma de suas características o recebimento e movimentação de público estrangeiro de diversas nacionalidades.

Confira abaixo o conteúdo na íntegra do boletim informativo.

 

BOLETIM INFORMATIVO Nº 001/2020

SECRETARIA DE MUNICÍPIO DA SAÚDE

RIO GRANDE – RS

 

O Secretário de Município da Saúde do Rio Grande RS, no uso de suas atribuições legais e fazendo cumprir a função de Autoridade Sanitária Máxima neste município, informa a população em geral acerca dos casos do NOVOCORONAVÍRUS(nCoV), divulgados na imprensa internacional e nacional, considerada a atividade portuária e a característica de nosso município no recebimento e movimentação de público estrangeiro de diversas nacionalidades.

Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial de Saúde foi informada de um conjunto de casos de pneumonia de causa desconhecida detectados na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China. Em 7 de janeiro, um novo coronavírus (2019-nCoV) foi identificado como o vírus causador pelas autoridades chinesas.

Nos dias 13, 15 e 20 de janeiro de 2020, respectivamente, casos importados de novo coronavírus foram reportados pela Tailândia, Japão e República da Coréia.

Até 20 de janeiro de 2020, de acordo com informações publicadas pela OMS, 282 casos confirmados de nCoV foram reportados por quatro países, incluindo China (278 casos), Tailândia (2 casos), Japão (1 caso) e República da Coréia (1 caso). Casos na Tailândia, Japão e República da Coreia foram exportados da cidade de Wuhan, China.

Dos 278 casos confirmados, 51 se encontram em estado grave (dispnéia; frequência respiratória superior a 30 rpm; hipoxemia; radiografia de tórax com infiltrado), 12 estão em estado crítico (parada respiratória; choque séptico; outras falências de órgãos que necessitavam admissão na Unidade de Terapia Intensiva) e 6 mortes foram reportadas pela cidade de Wuhan na China.

 

Adoção de medidas em pontos de entrada:  PORTOS, AEROPORTOS E FRONTEIRAS

 

De acordo com o último boletim epidemiológico (Vol. 51, nº 01- 0885599), publicado em 16/01/2020, o Ministério da Saúde informa que está realizando, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, o monitoramento diário da situação junto à OMS desde o início das notificações.

Dentre as ações desencadeadas para o monitoramento e aprimoramento da capacidade de atuação do país diante do referido evento, descritas no boletim supracitado, estão:

Adoção das medidas recomendadas pela OMS e já providenciadas em RIO GRANDE RS:

 

  • Notificação da área de Portos, Aeroportos e Fronteiras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA);

 

  • Notificação da área de Vigilância Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA);

 

  • Notificação às Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios, demais Secretarias do Ministério da Saúde e demais órgãos federais com base em dados oficiais, evitando medidas restritivas e desproporcionais em relação aos riscos para a saúde e transito de pessoas, bens e mercadorias;

 

  • Intensificar a vigilância casos suspeitos do nCoV nos pontos de entrada, para notificação imediata aos órgãos de vigilância epidemiológica;

 

Definição de caso suspeito Boletim Epidemiológico Vol. 51, nº 01, de 16/01/2020:

Identificação de indivíduo de qualquer idade – que, a partir de 29 de dezembro de 2019, apresentar histórico de:

Febre alta (>38ºC); Tosse ou dificuldade de respirar;   Uma ou mais das seguintes exposições durante os últimos 10 dias anteriores ao início dos sintomas:

Contato próximo (cuidou, morou ou teve contato direto com secreções respiratórias ou fluídos corporais) com uma pessoa que seja suspeita ou provável caso de Pneumonia Indeterminada identificada na China;

Histórico de viagens para uma área com transmissão local recente de Pneumonia Indeterminada identificada na China;

Histórico de viagens para uma área com transmissão local recente de Pneumonia Indeterminada identificada na China;

 

 

 

Portanto neste momento, a OMS (Organização Mundial da  Saúde) desaconselha a aplicação de quaisquer restrições de viagem e ao comércio, com base nas informações atuais disponíveis para este evento. O organismo internacional não recomenda nenhuma triagem nos pontos de entrada.  Toda e qualquer informação recebida pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde, vem sendo atualizada e acompanhada a tempo pelo escritório da ANVISA em Rio Grande e todas as medidas necessárias para enfrentamento da epidemia serão disparadas se necessário.

Finalizo, portanto, no presente momento, tranquilizando nossa população local que os órgãos competentes municipais, estaduais e federais estão atentos aos desdobramentos da epidemia de CORONAVÍRUS registrada no continente asiático.

MAICON DE BARROS LEMOS

Secretário de Saúde

 

Acessoria de Imprensa/Prefeitura Municipal do Rio Grande 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!