Por favor não vá embora…” O refrão de uma das músicas de Bebeco Garcia foi cantado por crianças, jovens e fãs mais antigos da Banda Garotos da Rua, no multiplaco que leva o nome do músico rio-grandino e está localizada na orla da avenida Henrique Bancada, no entroncamento com a rua Jockey Club. Bebeco foi homenageado com um show da Banda, na noite fria de quinta-feira (20). Nem a baixa temperatura que chegou à cidade durante o show foi suficiente para tirar a empolgação e alegria do público que lotou as arquibancadas.
Conduzidos pelo baterista Edinho Galhardi, 67 anos, um dos integrantes da primeira formação do Garotos da Rua, a Banda tocou 20 músicas, em cerca de duas horas. Na plateia, ao lado de amigos e amigas, a irmã de Bebeco, Lúcia Garcia acompanhou todo o show, homenagem da Banda ao seu ex-líder, falecido há 10 anos.
Uma das últimas canções esperadas pelo público e cujo apelo foi atendido pela Banda já na hora do “mais um, mais um…” foi “Tô de saco cheio”. A composição é sucesso, desde 1985, e projetou a Banda nacionalmente. Naquela época, o grupo assinou com a gravadora RCA e se transferiu para o Rio de Janeiro.
Assim como na primeira formação, na década de 80, a Banda Garotos da Rua é composta, hoje, só de músicos rio-grandinos: Edinho Galhardi, baterista e vocalista; Klismann Timm, guitarra e voz; Franco Oliveira, guitarra e voz; e Leonardo Rechia, baixo e voz. Essa nova formação vem desde 2018, quando Edinho remontou a Banda e decidiu tocar todos os sucessos da carreira, bem como as canções de Bebeco Garcia, tanto da época dos Garotos da Rua, quanto da carreira solo. Em 2019, a Banda lançou um novo disco que traz canções inéditas de Bebeco, Carlos Caramez e Edinho Galhardi.
Multipalco
O secretário de município da Cultura (Secult), Ricardo Freitas assistiu ao show e considerou como um batizado do multipalco Bebeco Garcia a apresentação da Banda Garotos da Rua. Disse que Bebeco foi um precursor do rock brasileiro dos anos 80 e fundamental para a própria cultura do município. “Hoje (ontem), estamos aqui, num equipamento público, cultural, com um grande show e justa homenagem ao músico rio-grandino. Por outro lado, a Secult já está com editais abertos para novas ocupações do multipalco, ao longo do ano, e que a comunidade vai se apropriar”.
O multiplaco Bebeco Garcia foi inaugurado em 27 de dezembro do ano passado. Naquele dia, a irmã do músico, Lúcia Garcia e o baterista da Banda, Edinho Galhardi receberam do prefeito Alexandre Lindenmeyer uma cópia do decreto 16.875, que dá nome ao espaço. A inauguração foi acompanhada por vereadores, secretários de governo, estudantes, integrantes de grupos tradicionalistas e moradores da cidade. No ato, Lúcia Garcia disse: “Nesse momento de crise cultural e em vários aspectos que atravessa o país, é muito bom saber que aqui vai ser um espaço de resistência e da arte, pois sem ela a gente não vive.”
Assessoria de Comunicação PMRG