Homenagem a Cristóvão Pereira de Abreu, Memorial do Tropeirismo é inaugurado na Praça União Constante
26/02/2020 14:00 em Variadas

Na manhã desta sexta-feira (21), o vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes, representando e Executivo Municipal, participou do descerramento da placa em homenagem a Cristóvão Pereira de Abreu, na Praça União Constante, localizada próxima a Santa Casa de Rio Grande. O “Memorial do Tropeirismo”, foi uma é uma iniciativa do Peão Farroupilha da 6ª Região Tradicionalista, Vitor Lopes Ribeiro, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de São José do Norte, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal do Rio Grande.

Para o vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes, é importante o trabalho de valorizar grandes personalidades que marcaram a história de Rio Grande. “A história nos conta que Cristóvão Pereira de Abreu aportou em Rio Grande e região e aqui faleceu em 1755. Foi um desbravador que ajudou também a fundar nossa cidade e seus restos mortais se encontram nos arredores da Praça União Constante. O Memorial é um resgate a cultura e a história, para manter acessa a chama desse desbravador, figura tão importante para Rio Grande para toda região. A prefeitura apoiou essa iniciativa, para que a gente possa continuar trabalhando com a história daqueles que foram marcantes na nossa região”, afirmou.

Segundo Vitor Lopes Ribeiro, o tributo a Cristóvão Pereira de Abreu é uma forma de reconhecimento ao Patrono do Tropeirismo e um dos mais importantes tropeiros da história do Rio Grande do Sul. Ele também revelou que o projeto já havia sido proposto por Paixão Côrtes. “Esse projeto foi iniciado no ano de 2011 por um dos grandes nomes do nosso tradicionalismo gaúcho, que foi o Paixão Côrtes, mas acabou sendo engavetado com seu falecimento. E nós demos o desenvolvimento final para essa proposta, que era a placa em memória desse tropeiro, que veio a ser sepultado aqui. Precisávamos, enquanto tradicionalistas, fazer essa homenagem e deixar esse marco na nossa cidade, na nossa região e nosso estado. O evento foi lindíssimo, com várias autoridades. Evento cheio, com muita juventude e cavalarianos. Então tudo que poderíamos ter de melhor aqui hoje, nós tivemos. Fica aqui minha gratidão”, declarou o peão.

 

Assessoria de Comunicação / PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!