HU-Furg realiza primeira captação de órgãos de 2020
28/02/2020 13:28 em Variadas

Nos 24 e 25 de fevereiro, foi realizada a primeira captação de órgãos do ano no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Os profissionais do HU identificaram a morte encefálica e comunicaram à Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott), que efetuou os encaminhamentos junto à família. Com a autorização dos familiares, a equipe de captação da Central de Transplantes de Porto Alegre foi mobilizada e dois profissionais deslocaram-se até Rio Grande para realizar a cirurgia de retirada dos órgãos. Foram captados o fígado, rins e córneas, beneficiando cinco pacientes que aguardavam em lista única de espera, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Comissão Intra-hospitalar do HU-Furg, atua no acompanhamento do processo de diagnóstico de morte encefálica e na entrevista com a família do paciente, objetivando sensibilizar para a doação. O contato da Cihdott do HU-Furg é pelo e-mail: cihdotthu@furg.br. É importante ressaltar que a doação de órgãos e tecidos é anônima e efetivada somente com a autorização da família do potencial doador. Os órgãos doados são destinados às pessoas que necessitam de um transplante. Podem ser doados diversos órgãos e tecidos, tais como: coração, fígado, pulmões, rins, córneas e pele. 

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!