Março Lilás na FURG: programação contempla debate, prevenção e resistência
Variadas
Publicado em 02/03/2020

O mês de março marca as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher. No entanto, já há algum tempo, o 8 de março se estende ao longo de todo mês, para que a data alusiva às mulheres não seja só de felicitações, mas também de debates, reflexão e conscientização do que é ser mulher e dos temas que cercam seu cotidiano.

Pensando nisso a programação do Março Lilás na FURG abordará o tema usando a poesia e desenhos, com o projeto “Traços e Versos de Resistência”, realizado pelo Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) junto às escolas. O propósito é sensibilizar a comunidade para pautas relacionadas às questões de gênero e sexualidade, através de desenhos e poesias. O resultado deste trabalho pode ser conferido nas mídias sociais do Gese.

 

Se a arte e a poesia podem sensibilizar as pessoas, a prevenção é a melhor forma para combater doenças sexualmente transmissíveis. Neste sentido, as ações do Março Lilás acontecem simultaneamente com a Acolhida Cidadã e promovem a orientação para testes rápidos de ISTs para as mulheres da comunidade universitária, no Centro de Convivências, no Campus Carreiros da FURG, na próxima quarta, 4, das 16h às 19h. O teste rápido acontecerá também nos demais Campi da universidade ao longo do mês.

Outras ações voltadas para a saúde da mulher também acontecerão na universidade no mês de março, como a atividade “Dialogando sobre saúde com as mulheres da FURG”, que acontece no dia 16, das 14h às 15h30, no pavilhão 4 do Campus Carreiros e no dia 17, das 9h às 11h.

Os dias 11 e 19 ficam destinados ao debate. Na quarta-feira, 11, às 9h, no Cidec-Sul, acontece a Mesa Redonda “Em pauta violência e assédio”, com as palestrantes: Ana Cláudia Vinholes Siqueira Lucas (UCPel), Daniele Acosta (FURG) e Elisa Celmer (FURG). E na quinta-feira, 19, às 18h30, também no Cidec-Sul, a Mesa Redonda “Patriarcado e a violência contra as mulheres no Brasil”, com a palestrante Ana Maria Colling.

Outro destaque artístico da programação é a exposição de pintura “Até que a morte nos separe”, da artista Graça Craidy, que estará no Cidec-Sul de 11 a 19 de março. Já nos dias 23, 24 e 26 de março a programação se volta para o público interno da universidade. O “Bate papo com as trabalhadoras terceirizadas da FURG: mulheres em foco” ocorrem nos dias 23 e 24, no Núcleo de Extensão em Música, no Campus Carreiros, às 15h30 e às 10h30 respectivamente. E encerrando o mês, no dia 26, acontece a “Roda de Conversa: mulheres da FURG”, no auditório das Pró-Reitorias, no Campus Carreiros, às 14h30.

Asssessoria de Comunicação / FURG

Comentários
Comentário enviado com sucesso!