UBSFs da Ilha da Torotama e de Domingos Petroline recebem instalação de consultórios odontológicos
Variadas
Publicado em 13/03/2020

Com o objetivo de prestar atendimento a comunidades isoladas de nosso município, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretária de Saúde, inaugurou recentemente dois novos consultórios odontológicos no interior de Rio Grande. Ilha da Torotama e Domingos Petroline são as localidades que receberam a novidade, que visa a descentralização do atendimento odontológico para abranger as comunidades mais distantes do centro da cidade. As regiões até então eram atendidas por meio de unidade móvel da Prefeitura Municipal equipada para serviços odontológicos. Utilizando o veículo, as consultas com dentistas nessas regiões costumavam ser realizadas uma vez por mês. Com a alteração e a instalação dos consultórios, a expectativa da SMS é fornecer o serviço duas vezes por semana em cada uma das regiões.

Segundo Giordano Santana Sória, Apoiador Técnico de Odontologia na Estratégia da Saúde da Família, e que atua como uma espécie de coordenador da área no município, o investimento para a concretização de um consultório odontológico se deve ao difícil acesso da população da área a serviços de saúde. “A grande justificativa para a instalação desses novos consultórios no interior é a dificuldade de acesso. No centro a população precisa de mais profissionais para atendimento odontológico gratuito, mas existem outros serviços, como os privados, clínicas populares e de saúde complementar. Não são gratuitos, mas existem. É uma possibilidade que na Torotama não está disponível. Os estudos mostram que, em regiões mais distantes dos centros, apenas o SUS consegue realmente ter uma penetração. Outros serviços de saúde ainda não têm interesse de oferecer atendimento nesses lugares. O SUS não se finda em fins lucrativos, e sempre mede o custo beneficio de suas ações. A comunidade precisa e temos que considerar a sua necessidade de tratamento”, argumentou.

Sória, que atua junto a SMS desde 2014, explica que os consultórios se tornaram realidade após o recebimento de recursos provenientes de emendas parlamentares e de programas do ministério da saúde. “Quando as cadeiras chegaram, foi possível expandir o serviço. Ainda necessitamos de um número maior de profissionais, mas já estamos conseguindo prestar um atendimento onde antes não existia”, disse.

Na Ilha da Torotama, o espaço já recebeu a cadeira odontológica, equipamentos e produtos que serão utilizados durante os procedimentos. O serviço será disponibilizado junto a UBSF Vereador Onedir Dias Lilja, e deve iniciar na próxima segunda-feira, quando um profissional estará no novo consultório para os atendimentos. Neste primeiro momento, as consultas ocorrerão uma vez por semana, mas deverão ser ampliadas para um segundo dia após a contratação de novos dentistas via concurso público. Conforme Giordano, essa frequência deverá ser suficiente para suprir a demanda de atendimentos na comunidade.

Em visita realizada ao consultório da localidade, Giordano exemplificou quais procedimentos poderão ser realizadas no espaço. “O consultório pode disponibilizar tanto atendimentos preventivos quanto atendimentos odontológicos específicos, inclusive pequenas cirurgias. Aqui temos materiais e condições para fazer restaurações, limpezas, profilaxia, tratamento de tártaro e extrações dentárias, por exemplo. Ainda poderemos dar orientações para crianças e mães, gestantes e idosos. Também conseguiremos realizar alguns ajustes de prótese dentária e orientações a respeito do posicionamento de dentes, sobre dieta, hábitos nocivos e escovação. Tudo isso é possibilitado pela instalação do consultório e do serviço do dentista”, explicou. Pacientes que necessitam procedimentos diferenciados, para os quais o consultório não possui condições de atendimento, serão encaminhados para a Santa Casa, que disponibiliza à Prefeitura o serviço em casos especiais, como cirurgias mais extensas.

A exemplo do que ocorrerá no consultório de Domingos Petroline, a UBSF da Ilha da Torotama também contará com um aparelho de Raio-X, que ficará a disposição do serviço de odontologia para o atendimento dos pacientes no local. O aparelho possui laudo aprovado da prefeitura e já está no local aguardando a montagem. Após a instalação, um físico médico realizará perícia do equipamento e verificará se alguma radiação está sendo emitida por local inadequando, o que poderia ser nocivo para o profissional durante o trabalho. Para maior segurança, também foram adquiridos dois coletes de proteção, inclusive com o protetor de tireoide.

Giordano acredita que será possível notar uma considerável alteração no panorama de saúde dentária das regiões beneficiadas, especialmente na população que antes não conseguia o acesso ao serviço, e que agora terá o atendimento a disposição. Além disso, a atuação do dentista junto à comunidade também oportunizará o trabalho preventivo. “Acredito que o tratamento preventivo aqui vai ser muito fortalecido em virtude da colocação de um dentista na comunidade, inclusive com visitas à escola. Hoje em dia o que a gente preza muito na saúde é a descentralização, queremos que os serviços de saúde estejam cada vez mais próximo da população, e que essa população conheça essa pessoa, que se crie um vínculo entre o profissional e a comunidade. Em vez de termos aquele serviço esporádico, como era com a unidade móvel, agora teremos um atendimento estruturado, semanal e na própria localidade. Então acreditamos que será muito positivo”, acrescentou.

O coordenador também frisa que os consultórios no interior em nada perdem em relação as instalações na cidade. “Esse espaço, na verdade, tem capacidade para oferecer até mais serviços que os da cidade. Principalmente por ser bem amplo, o que possibilita que um profissional auxiliar ajude com segurança no atendimento, e permite que todos os tratamentos sejam executados com biossegurança”, esclareceu.

A respeito da recente alteração no método de financiamento da atenção básica, que estabelece uma série de metas, Giordano explicou que a mudança também atinge o serviço de odontologia. “Para cada morador da cidade, se recebia um valor do ministério da saúde. Esse valor agora é computado apenas se a gente conseguir fazer um cadastro da população. O atendimento odontológico está enquadrado na atenção básica, como serviço especializado, e também tem as suas metas específicas. A ideia do ministério é um financiamento baseado, por exemplo, no número de crianças atendidas, de extrações realizadas, no número de procedimentos que precisamos encaminhar para a alta referência. Tem uma série de indicadores que a odonto participa de forma bem significativa. Muitos ainda estão sendo debatidos em função dessas mudanças, especialmente a questão quantitativa para cada indicador”, salientou.

Domingos Petroline

Em Domingos Petroline a situação é semelhante e também existe dificuldade no acesso a serviços de saúde. No local, o consultório, que fica na UBSF Domingos Petroline, já está recebendo as primeiras consultas. “Em virtude de dificuldade de repasse, da diminuição de verba para a saúde que aconteceu nos últimos anos, ter um serviço desses oferecidos na própria localidade e de forma gratuita conta muito. A população, através do conselho local de saúde tem nos elogiado bastante pela inserção dessas equipes, e isso tem feito bastante diferença”, comemorou o coordenador.

A instalação do consultório nessa localidade também é justificada pela presença de comunidades indígenas e quilombolas. “A gente sabe, por estudos, que essa população precisa de tratamento odontológico, algo que eles tinham uma dificuldade muito grande de acessar. As comunidades indígenas e quilombolas também são populações excluídas, e agora vamos conseguir oferecer à elas um atendimento de qualidade por meio de profissionais atuando na própria comunidade” declarou.

“Está sendo bem gratificante para mim, como coordenador da odontologia, estar participando dessa expansão do serviço, mesmo nesse cenário de crise. E a gente está conseguindo fazer isso em lugares que precisam que seja feito. Eu acredito que, no período de 2 à 3 anos, vamos ter uma redução de doenças bucais significativa nessas regiões do município”, finalizou o Giordano.

Novos consultórios e renovação também no Centro

Recentemente, visando a qualificação do serviço odontológico oferecido pelo município, quatro novos consultórios dentários foram instalados para o atendimento a comunidade. Dois estão localizados na Secretaria de Saúde, e os outros ficam na UBSF Santa Rosa e na UBSF Quinta.

Ao todo, foram adquiridas nove cadeiras odontológicas, incluindo as que foram encaminhadas para os consultórios de Domingos Petroline e Ilha da Torotama. O investimento em equipamentos também possibilitou a renovação de parte da rede já instalada nas unidades de saúde. A iniciativa integra o projeto de reestruturação das equipes de saúde bucal realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

 

Fotos: Marcos Jatahy

         

 

Assessoria de Comunicação / PMRG

Comentários