Alimentação adequada auxilia na manutenção da imunidade
Variadas
Publicado em 18/03/2020

CORONAVÍRUS

“Nós temos acompanhado junto aos imunologistas o fato de que a alimentação não é capaz de curar a Covid-19. No entanto, bons hábitos alimentares auxiliam na manutenção da imunidade, assim como um sono adequado, a ingestão de água e a prática de atividades físicas”, é o que explica a nutricionista Larissa Matos, do Programa de Alimentação e Nutrição da Prefeitura do Rio Grande. A seguir ela nos dá dicas de como é possível fortalecer as defesas naturais do organismo, como mais uma medida de combate à infecção pelo novo coronavírus a ser adotada por todos nós.

O cenário pede que, neste momento, as pessoas evitem o relaxamento nos hábitos alimentares e assim mantenham a sua imunidade alta. De que maneira? Larissa recomenda que a população dê preferência ao consumo de alimentos ricos em Vitamina C. “Nós temos como opções a laranja, o kiwi, o limão, o brócolis, a couve, o pimentão-verde e o vermelho”, lembra. Além disso sugere que as pessoas optem também pelo consumo de alimentos de coloração verde-escura, como o espinafre e o agrião, que são excelentes fontes de nutrientes para a saúde.

A profissional explica que, embora estejamos vivendo um momento de isolamento voluntário, estas práticas não devem ser esquecidas. “É importante sim investirmos em uma alimentação equilibrada com ingestão diária de frutas e verduras pois além de manter o corpo nutrido ela é rica em fibra e anti-oxidantes – auxiliando na imunidade, no tratamento da obesidade, hipertensão, diabetes e outras doenças como bem temos visto durante os acompanhamentos nutricionais realizados nas unidades básicas de saúde”, narra.

Os alimentos ricos em zinco também são indicados para uma dieta de fortalecimento das defesas, entre eles estão as carnes, os cereais integrais, as castanhas, as sementes e as leguminosas, como feijão, ervilha e lentilhas. Já o gengibe, além de ser rico em vitaminas C, B6 e ter ação bactericida, ajuda a tratar inflamações na garganta e auxilia nas defesas do organismo.

Mas a nutricionista orienta: “todos os alimentos, assim com as próprias mãos e o ambiente em que os alimentos estão, devem ser higienizados antes do consumo”.

Aproveitando a situação da suspensão de aulas, o Programa de Alimentação e Nutrição da Prefeitura deixa sugestões de como as famílias podem desenvolver hábitos de culinária e higiene junto com às crianças. Uma das formas é promover uma brincadeira de lavagem das mãos com os pequenos. “É importante ensinar as crianças a lavar a mão corretamente. Este é um hábito saudável que pode durar a vida toda”, diz.

Passo a passo da brincadeira:

Materiais

Tinta guache líquida (que sai com água)

Creme hidratante para as mãos

1 tubo de sabonete vazio

Sabonete Líquido

Método

Coloque a tinta dentro do recipiente de sabonete e trate ele como se fosse sabonete líquido bactericida de verdade. Coloque uma quantidade considerável na mão de cada um para que eles possa espalhar tranquilamente. Explique que quando você disser “Já!”, eles devem esfregar as mãos exatamente como fazem no dia a dia.

Hora de refletir

Pergunte se a mão ficou limpa e explique que tudo aquilo que sobrou são restos de sujeiras, bactérias e demais microorganismos que não vemos, por isto é importante lavar bem as mãos.

Hora de ensinar

Agora refaça tudo novamente e demonstre como a mãozinha deve ficar.

 

Assessoria de Comunicação / PMRG

Comentários
Comentário enviado com sucesso!