Com o objetivo de reduzir o contato entre pessoas com sintomas de Covid-19 com outros pacientes foram instalados dois centros de triagem em Rio Grande. Os centros de triagem estão localizados nos arredores de hospitais do município: um deles fica entre a Santa Casa e a EBSERH, o outro próximo ao Hospital de Cardiologia. A ação é uma estratégia de enfrentamento ao novo coronavírus e serão organizados em parceria pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Saúde, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, FURG, Santa Casa, Defesa Civil, além de voluntários. Os centros funcionarão 24h por dia.
“Os pacientes que tiverem dúvidas sobre o coronavírus, e também alguma intercorrência de cunho respiratório, passarão por uma triagem de acordo com os protocolos. Para esses pacientes, antes mesmo de adentrar o hospital para uma consulta especializada, já terem uma avaliação sobre sua sintomatologia”, explica o secretário de saúde, Maicon Lemos.
De acordo com o secretário, os centros de triagem vão colocar os hospitais numa posição de retaguarda e vão ofertar para a comunidade um espaço de orientação e referência para sanar dúvidas sobre o coronavírus. No local as “pessoas terão orientações em relação a intercorrências respiratórias. E o nosso objetivo é qualificar o atendimento e organizar o fluxo nesse período de pandemia”, afirma Lemos.
As equipes dos centros de triagem são formadas por técnicas(os) em enfermagem, enfermeiras(os) e médicas(os). Boa parte desses profissionais está atuando de forma voluntária. “Nesse momento de pandemia eu deixo meu agradecimento as dezenas de enfermeiros, técnicos em enfermagem e médicos que estão se colocando de forma voluntária para operacionalizar esses centros de triagem, que funcionarão 24h por dia. Agradeço à comunidade rio-grandina, a Marinha do Brasil, ao Exército Brasileiro, a Defesa Civil, a iniciativa privada e outros parceiros. É muito importante essa unicidade! Sairemos vencedores se estivermos unidos”, concluiu o secretário.
Assessoria de Comunicação / PMRG