HU-Furg cria o Telegestante
Variadas
Publicado em 26/03/2020

esse momento de restrição de acesso ao Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em razão da pandemia do Coronavírus, o Hospital criou o Telegestante. A intenção é estar próximo das gestantes e esclarecer suas dúvidas sobre a necessidade de acessar o serviço de saúde neste período. 

Os atendimentos telefônicos foram iniciados na sexta-feira, 20/03, e já recebeu dezenas de ligações. A ideia surgiu em virtude da importância da contenção da transmissão do novo Coronavírus e diante do grande fluxo de gestantes ao HU-Furg – pois, é a unidade de saúde referência em Gestação de Alto Risco para Rio Grande e região.

O Telegestante funciona 24 horas por dia, ininterruptamente, e está acessível pelos telefones (53) 3233.8823 ou (53) 98421.0702 (WhatsApp). Os profissionais do Centro Obstétrico são responsáveis pelo atendimento. 

A obstetra e coordenadora do serviço, Tânia Fonseca, ressalta que “com a iniciativa já conseguimos reduzir em torno de um terço dos atendimentos presenciais. Com o teleatendimento conseguimos orientar as gestantes sobre o momento certo de vir ao HU, evitando assim as avaliações desnecessárias. Os profissionais dos Postos e Unidades Básicas de Saúde também acessam o serviço para sanar dúvidas com relação aos encaminhamentos”.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh

Comentários
Comentário enviado com sucesso!