O município de Rio Grande possui mais de 7 mil famílias vivendo em situação de extrema vulnerabilidade. Entre as ações para o enfrentamento à pandemia do coronavírus e atenção a estas pessoas, diversas instituições estão juntas para não deixa-las desamparadas. Uma nova iniciativa, que já se soma a outras da Rede Acolher, foi lançada. É a disponibilização de uma vaquinha online, que pode ser acessada através do link a seguir: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/pandemia-com-empatia-rg-solidario
A vaquinha tem a coordenação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) e da Prefeitura do Rio Grande. Todo o valor arrecado pela vaquinha será revertido em alimentos, materiais de higiene, vestuários e outros itens de que necessite a população em situação de rua e as famílias em vulnerabilidade de Rio Grande. As doações também podem ser feitas na conta do CDL no Banco do Brasil: Conta Corrente: 3394-4, Agência: 0084-1. CDL Rio Grande CNPJ: 88.825.575/0001-94. No próprio link da vaquinha é possível acompanhar uma planilha com a prestação de contas e transparência da campanha.
“É mais uma alternativa para quem quer ajudar e, por causa da quarentena, não pode sair de casa. Então tem agora, também, construída em conjunto a FURG, e a CDL, a possibilidade das pessoas doarem pelo computador”, acrescenta a secretária da Prefeitura, Darlene Pereira, que também coordena a Rede Acolher.
Cabe ressaltar que a população em situação de rua do município está sendo assistida em um abrigo estruturado pela prefeitura, ONG’s, grupos religiosos, grupos voluntários e Forças Armadas, no Centro Municipal de Eventos. Lá foi montada uma outra iniciativa chamada de “Operação Acolhimento”. O local conta com dormitórios, 50 beliches com jogo de cama completo, refeitório, áreas de lazer, armário individual guarda-volumes, banheiros e cabines de banho quente.
Além de contribuir com a vaquinha online, a população pode contribuir com a Rede Acolher de outras formas. Pode ser doando donativos, alimentos, roupas, cama, toalhas e materiais de higiene; e também pode ser se tornando um voluntário (aqueles que não pertencem ao grupo de risco) no abrigo do Centro de Eventos.
Para o recebimento de doações físicas a Rede Acolher está estruturada da seguinte forma: a Defesa Civil, situada na Av. Buarque de Macêdo, recebe, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, utensílios de higiene e limpeza; já a Rede de Supermercados em Rio Grande (toda ela) recebe os alimentos que serão destinados a doação durante o horário de funcionamento dos supermercados; no Banco Municipal do Vestuário a população pode entregar camas de roupa, mesa e banho, de segunda à quinta-feira, das 8h30 às 12h. O banco fica localizado no Armazém A-2 do Porto Velho, na Rua Riachuelo.
Números do Disk Acolher:
Geral: 53 3233-6050
Whatsapp: 9 9131-9297
Assessoria de Comunicação / PMRG