Centro de Triagem e Centro de Informações à Covid-19 operam em Rio Grande
Variadas
Publicado em 01/04/2020

Já estão em funcionamento o Centro de Informações à Covid-19 e o Centro de Triagem anunciados pelo município. O primeiro (exclusivamente para informações) localizado junto ao Hospital de Cardiologia da Santa Casa e o segundo anexo ao Pronto-Socorro da unidade. As operações iniciaram no sábado e no domingo, dentro de uma proposta piloto, que visou a análise diagnóstica da implantação dos respectivos serviços prestados por técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, em sua grande parte voluntariado. Na segunda e nesta terça-feira (31) as equipes também permanecem nos locais, realizando atendimento ao público das 8h às 23h. Devem procurar pelo atendimento no Centro de Triagem aquelas pessoas que apresentarem quadros gripais. Ao chegar ao local a população deve observar as normas de segurança sanitárias estabelecidas, entre elas o da manutenção de 2 metros de distanciamento entre uma pessoa e outra.

O modelo implantado para o atendimento de saúde no Centro de Triagem é o Fast Track. Nele o paciente é acolhido e avaliado conforme protocolo de inclusão para casos suspeitos de COVID -19 ao fazer a ficha na triagem. É examinado e, conforme protocolo, é encaminhado para uma ala de isolamento com proteção individual para transmissão de aerossóis, onde uma equipe de saúde auxilia evitando que o paciente circule pelas demais instalações do ambiente. Após a classificação do paciente o atendimento médico é realizado com direcionamento para medicação, realização de exames, ou, com alta, precedida de orientações ao paciente.

Os pacientes que não se enquadram nos casos suspeitos de Covid-19 recebem orientações e encaminhamentos. É importante ressaltar que nos casos de emergência, o paciente não é atendido pelo modelo Fast Track, e segue diretamente para a sala de emergência com o devido isolamento de segurança hospitalar.

No intervalo do sábado até esta tarde a procura por atendimento nos centros ainda está sendo baixa. Patrícia Echevengua, enfermeira da SAMU e apoiadora técnica que trabalha junto à estruturação dos espaços, apresentou o levantamento do atendimento realizado neste período inicial: “No sábado foram realizados 6 atendimentos para síndrome gripal, além o atendimento de 2 intercorrências respiratórias que foram encaminhadas para emergência para atendimento clínico. No domingo foram realizados mais 4 atendimentos para síndrome gripal e na segunda-feira outros 5”, informou a profissional de saúde.

A elaboração dos Centros é uma parceria desenvolvida pela Prefeitura do Rio Grande, por intermédio da Secretaria de Município da Saúde, Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Defesa Civil, a Secretaria de e Voluntariado.

Protocolo de atendimento

Conforme fluxo definido pelo Ministério da Saúde, o paciente que apresentar sintomas de COVID-19 deve procurar uma unidade da rede primária de saúde, como uma UBS (Unidade Básica de Saúde), para atendimento inicial. O mesmo poderá ocorrer nos Centros de Triagem, se houver demanda espontânea.

Caso o profissional de saúde não identifique quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o paciente será orientado quanto à necessidade de permanecer em isolamento domiciliar até o final dos sintomas, com prescrição de remédio para melhora clínica, como antitérmicos.

Se for caracterizada a SRAG, o paciente será direcionado à internação para tratamento em leito de enfermaria ou UTI, com suporte clínico de acordo com a necessidade específica. A coleta de amostra para diagnóstico só é indicada aos casos graves.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Comentários
Comentário enviado com sucesso!