Vigilância Sanitária e Secretaria da Pesca atuam em conjunto na Feira do Peixe
Variadas
Publicado em 14/04/2020

Uma ação conjunta desenvolvida entre as secretarias de município da Saúde (por meio da Vigilância Sanitária) e da Pesca (SMP), durante a Feira do Peixe na Semana Santa, mostrou como estava sendo realizada a comercialização de pescado pelas bancas autorizadas a vender o produto no município. Vinte e duas bancas tinham autorização para comercializar.

Nos dias 9 e 10 de abril, a Vigilância realizou a vistoria das bancas de pescado que comercializaram o produto durante a Festa. Como resultado da fiscalização, foram apreendidos 40 quilos de pescado, vendidos de forma irregular, pois estavam em desacordo com o Manual de Boas Práticas na Manipulação do Pescado, documento elaborado pela Vigilância. Para os fiscais, os pescadores não seguiram o que estava inserido no Manual.

A fiscalização encontrou, ainda, outros problemas, como a falta de gelo para a conservação dos peixes, a ausência de procedência sanitária de produtos processados e a comercialização de pescado em avançado estado de decomposição. Por outro lado, ao fiscalizar várias bancas, a Vigilância observou ótimas condições de higiene e peixe de boa qualidade para venda. Inclusive, havia água para lavagem das mãos e álcool gel para o manuseio do produto.

Antes de realizar a fiscalização, a Vigilância Sanitária, em conjunto com a SMP, criou um grupo via WhatsApp para orientar os pescadores sobre os procedimentos corretos para a venda do pescado frente a pandemia do novo coronavírus.

Assessoria de Comunicação PMRG

Comentários
Comentário enviado com sucesso!