Pequenos comerciantes e vendedores podem ter acesso a ferramentas gratuitas para vender seus produtos na internet
17/04/2020 18:29 em Variadas

Iniciativa conjunta da Prefeitura e Furg disponibilizam, gratuitamente, um conjunto de soluções digitais para ajudar o comércio local

Colocar um negócio de vendas pela internet, de maneira profissional, é uma iniciativa que geralmente demanda custos e exigem ferramentas pagas que possibilitem ao comerciante gerar mecanismos de pagamento online, de relacionamento com o cliente, entre outros aspectos. No contexto que estamos vivenciando, o do enfrentamento à pandemia pela Covid-19, mais do que nunca a compra e venda de produtos pela rede são importantes aliadas para todos nós, e quanto mais comerciantes estiverem em rede, melhor.

Pensando nisso, o portal lançado pela Prefeitura e Universidade Federal do Rio Grande (http://www.riogrande.rs.gov.br/corona/) agrega, entre outros serviços, um espaço em que empreendedores/comerciantes/vendedores podem ter o acesso de forma gratuita a ferramentas tecnológicas para tornar o seu negócio também digital.

O portal é colaborativo, tendo a contribuição de várias entidades e empresas. Nele um conjunto de empresas estão disponibilizando soluções digitais para quem quiser colocar o seu negócio na internet. “A prefeitura cedeu o espaço, no caso o seu portal, a FURG faz a coordenando das ações ali dentro, e as empresas fornecem suas soluções tecnológicos”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento e Inovação de Rio Grande, Cláudio Dutra.

Ao acessar o portal, o interessado deve clicar no menu “Quero Vender Online”. Acessando a aba o comerciante tem um detalhamento de quais ferramentas estão disponíveis gratuitamente. São empresas rio-grandinas, que estão disponibilizando essas ferramentas para auxiliar o pequeno vendedor local e empreendedores que ainda não tem soluções digitais.

Entre as ferramentas disponibilizadas gratuitamente no site estão: o Catálogo Digital do C3, que automatiza o atendimento nas redes sociais e é tido como um bom jeito de se começar vendas pela internet, recomendado para pequenos negócios; a Symplus, que também serve para automatizar vendas em redes sociais e disponibiliza até 2 catálogos de 30 produtos cada por empresa e a WD House, uma ferramenta completa que permite ao usuário colocar seu negócio na internet e é indicado para empresas de médio e longo porte.

Após navegar pelas opções, o vendedor pode escolher a melhor solução que se adequa ao seu tipo de negócio e, para utilizá-la, é preciso clicar, na mesma página, para o preenchimento de um cadastro/formulário. Antes de fazer o cadastro é importante, também, verificar uma tabela comparativa que elenca quais os requisitos e características de funcionamento de cada uma dos sistemas para vendas online disponíveis.

 

Quero Comprar Online e Catálogo de Vendedores Online

 

Por outro lado, o consumidor de produtos também pode se beneficiar dos serviços lançados pela plataforma. Nela é possível o usuário acessar o campo “Quero Comprar Online”, e encontrar no nicho uma série de sugestões para aquilo que pretende consumir.

Quem já tem negócio na internet pode tanto acessar uma outra aba, a “Catálogo de Vendas na Internet”, para anunciar seu produto, como para receber dicas e assessoramento de como atuar melhor na venda em rede.

A sessão também abre um espaço para cadastro de novas empresas de Software que querem ajudar, disponibilizando ao público alguma de suas soluções digitais. Basta fazer um cadastro através do site.

 

Portal de Ações e Serviços para o enfrentamento à Covid-19

Lançado nesta quinta-feira, 16, o site traz uma série de informações a respeito do coronavírus, como notícias oficiais sobre os impactos da doença em nosso município e os decretos do Executivo Municipal. No site também estão mapeadas todas as unidades de saúde de nosso município, assim como os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), vinculados a Secretaria de Cidadania e Assistência Social. Além de direcionamento para doações, dos serviços de tele-triagem e acompanhamento de dados e a assistência a comerciantes e empreendedores, anteriormente tratados.

O portal foi desenvolvido de forma conjunta pela Prefeitura e FURG, por meio de uma frente tecnológica da Universidade que visa o combate e prevenção do Ccoronavírus, denominada o iTecCorona. A iniciativa surgiu com o objetivo de buscar soluções práticas e que fossem utilizadas para auxiliar o município do Rio Grande no enfrentamento ao vírus. Para isso, foram formadas equipes com estudantes, egressos da FURG e voluntários para a criação do iTecCorona, que atua através do conhecimento científico e tecnológico para análise e elaboração de equipamentos e sistemas que possam contribuir no enfrentamento à pandemia.

 

Assessoria de Comunicação/PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!