O governo do Rio Grande do Sul está mobilizado de forma coordenada no combate ao avanço da contaminação pelo novo coronavírus no território gaúcho. Todas as ações realizadas, desde o plano de contingência hospitalar até o apoio a populações vulneráveis, foram reunidas no documento Estratégia Covid-19. Atualizado diariamente, o arquivo está disponível para consulta e download no site especial Coronavírus.
“Não sabemos qual vai ser o comportamento do vírus, mas o comportamento do governo do Estado vai ser sempre o da transparência”, destacou o governador Eduardo Leite ao divulgar o documento. “Assim como as pessoas que se cuidam buscam equilíbrio, um Estado também precisa cuidar do equilíbrio entre saúde, emprego e amparo social aos que mais precisam”, completou.
Para organizar o esforço conjugado de todas as instâncias do Executivo gaúcho, a Estratégia Covid-19 está subdivida em quatro eixos estratégicos – Saúde, Econômico, Social e Segurança –, conforme o organograma abaixo.
O documento também detalha a metodologia de atuação do governo para definir as ações de enfrentamento à doença, bem como o monitoramento dos resultados.
"Elaboramos um mapa estratégico e definimos os eixos que estão sendo trabalhados em nossas rotinas. São eles que guiam nossa estratégia. Com essa postura, além de qualificar o planejamento do poder público, garantiremos uma maior transparência de nossas ações para a sociedade", afirmou o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal.
Comitês temáticos
Cabe ao Gabinete de Crise, instituído por decreto em 19 de março e coordenado pela pasta de Gastal, o gerenciamento de oito comitês temáticos. Os grupos são formados por representantes do governo e de setores da sociedade, contando com o apoio técnico de especialistas e de entidades para a construção conjunta de ações.
Reunidos periodicamente, os comitês discutem temas de impacto na economia, na saúde, no sistema prisional, na comunicação e em serviços digitais e análise de dados e auxiliam o Estado na sistematização de informações, análise e proposições sobre os temas relevantes das políticas públicas, produção de dados, indicadores e conteúdos para a tomada de decisão.
De acordo com a secretária de Comunicação do Estado, Tânia Moreira, uma das ações prioritárias do Comitê de Comunicação foi a elaboração do documento Estratégia Covid-19. Agora, o desafio é atualizar constantemente o material.
"Criamos um grupo de trabalho que se debruçou em buscar todas as informações e validar os dados com as secretarias de Estado. Como estamos tratando com algo completamente imprevisível, que é a Covid-19, a estratégia de enfrentamento muda constantemente. Seguiremos com esse serviço de dar transparência às ações do governo do Estado", explicou a secretária.