A Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado está preparada para receber os usuários de forma a evitar aglomerações. Quem utiliza remédios de uso contínuo precisa, em algum momento, sair de casa para buscá-los. Por isso, uma série de medidas foram tomadas pela Secretaria da Saúde (SES) para evitar o contágio do novo coronavírus nas dependências da Farmácia do Estado.
Quem chega no local, na esquina da avenida Borges de Medeiros com a rua Riachuelo, no Centro Histórico de Porto Alegre, percebe, do lado de fora, faixas que mostram o espaço de 1,5 metro, para que as pessoas mantenham o distanciamento social enquanto esperam atendimento. Um estagiário orienta as pessoas que têm dúvidas e faz uma triagem na fila a cada 10 minutos, para evitar que alguém fique ali caso não seja necessário.
Um vigilante organiza a fila e a recepcionista chama cinco pessoas por vez, para não encher o espaço interno. Todos usando equipamentos de proteção adequados, como máscara e luvas. Avisos estão fixados nas portas e paredes, lembrando os presentes as regras básicas de segurança sanitária.
Pessoas com doenças crônicas e ou que baixam a imunidade estão no grupo de maior risco para a Covid-19. Esses têm atendimento prioritário extraordinariamente no 4° andar do prédio, espaço cedido pelo Ministério da Saúde. “Estamos trabalhando na nossa capacidade máxima para atender a todos”, afirma o coordenador da Divisão de Monitoramento e Avaliação da Coordenação da Política de Assistência Farmacêutica, da SES, Rodrigo Prado da Costa. “Recebemos reforços na força de trabalho, com mais dez voluntários que se inscreveram para trabalhar no enfrentamento à pandemia e também estagiários deslocados do Centro Administrativo do Estado”, acrescenta.
Ações também foram realizadas para diminuir a necessidade dos usuários de se deslocar até a Farmácia, como prazos de validade de receitas médicas estendidos, dispensação para mais de um mês, flexibilização da retirada por terceiros, renovação da continuidade de tratamento automática. Além disso, foi lançada recentemente a plataforma digital que permite a solicitação de 75 medicamentos pela internet.
Farmacêutico responsável técnico pela Farmácia do Estado, Lucas Balsanelli Souza percebe redução de 15% no fluxo de usuários ao local diariamente, mas acredita que nas próximas semanas esse impacto será maior. “É a médio e longo prazo que essas medidas vão realmente fazer diferença no dia a dia, conforme as informações se disseminam e as pessoas não precisem voltar no mês seguinte, porque já possuem o tratamento em casa, por exemplo”, explica o farmacêutico.
Lucas recomenda que os usuários procurem ir à farmácia nos horários de menor movimento, evitando momentos de pico, entre 10h e 11h da manhã, e à tarde, das 14h às 15h. “Nós estamos abertos das 7h às 18h. Quem chega no fim da tarde ou no início da manhã costuma ser atendido bem mais rápido”, ressalta. “Estas mudanças estamos fazendo pensando não apenas pontualmente no combate à pandemia do coronavírus, que também é importante, mas também para melhorar nosso atendimento como um todo”, reforça o coordenador Rodrigo.
Ações para melhorar o fluxo de atendimento na Farmácia de Medicamentos Especiais:
• Prazos de validade de receitas médicas estendidos: o usuário antes tinha até um mês para retirar seu medicamento na Farmácia do Estado a partir do momento da prescrição do médico. Agora poderá usar esse mesmo documento todos os meses por até um ano, desde que esteja escrito “uso contínuo” na receita. No caso de remédios controlados, esse prazo será de até seis meses. Clique aqui e acesse a Portaria SES 208/2020.
• Dispensação para mais de um mês: alguns medicamentos poderão ser retirados para até três meses de consumo, desde que exista estoque suficiente para não faltar para ninguém. Clique aqui e veja quais remédios estão nesta lista.
• Flexibilização da retirada por terceiros: se for um parente direto (filho, mãe ou pai), é preciso apenas levar um documento próprio. Se não for alguém da família, é preciso levar um documento próprio e do usuário (pode ser cópia ou foto), e uma declaração de autorização da retirada do medicamento, que pode ser escrita a próprio punho.
• Renovação da continuidade de tratamento automática: os usuários precisam levar novos exames e laudos periodicamente à Farmácia, para comprovar que ainda necessitam da medicação. Com a Nota Técnica 01/2020 da Coordenação da Política de Assistência Farmacêutica em conjunto com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), todas as continuidades de tratamento foram excepcionalmente prorrogadas automaticamente.
• Solicitação de medicamentos digital: quando a pessoa recebe pela primeira vez uma receita médica, antes ela precisava levar todos os exames e laudos para serem cadastrados na Farmácia. Agora o paciente faz isso tudo on-line. Esses documentos, então, passam pela avaliação de uma perícia, que define se a pessoa realmente precisa do remédio solicitado. Só então é necessário ir até a Farmácia – para efetivamente retirar o medicamento. Por enquanto, são 75 remédios que possuem esse benefício, mas a ideia é ampliar, aos poucos, para que todo o processo seja assim. Clique aqui para acessar o serviço on-line.
Serviço Farmácia de Medicamentos Especiais Avenida Borges de Medeiros, 546, Centro Histórico Horário: segunda a sexta-feira, das 7h às 18h Telefone: (51) 3901-1000