O presidente da Aprofurg (Associação dos Professores da FURG), Cristiano Engelke comentou nessa quarta-feira (22) sobre a doação de alimentos que a entidade fez para a Prefeitura do Rio Grande, via Secretaria de Município da Cidadania e Assistência Social (SMCAS). No último dia 20 (segunda-feira), foram doadas 50 cestas básicas, cada um com mais de 21 quilos de alimentos. Em nome da Prefeitura, a secretária da SMCAS, Ana Fausta agradeceu a doação e disse que, “somada a outras, fará diferença na vida da população mais vulnerável do nosso município”.
Desde o começo da pandemia, e antes de ser decretada a emergência no município, o que levou a própria Universidade a suspender atividades, a Aprofurg definiu por dispensar seus funcionários de qualquer trabalho presencial. “Tendo em vista que boa parte da nossa arrecadação, no nosso dia a dia, é voltada para despesas com viagens e outras ações, redirecionamos esses recursos para que possa auxiliar de diferentes formas nas ações de combate ao coronavírus”, explicou Cristiano Engelke. Uma dessas ações foi a doação de alimentos para a Prefeitura, para a Rede Acolher, da qual a Aprofurg também é integrante.
Em material divulgado no site da Aprofurg, o presidente comenta que, “com a gravidade da atual conjuntura, a Aprofurg como parte do Andes Sindicato Nacional não pode se esquivar de contribuir com a sociedade, principalmente, nos locais em que a FURG está presente”. Por isso, “começamos essa atuação do sindicato em diferentes frentes, articulações e atividades para tentar contribuir com quem está na luta e na solidariedade neste momento tão difícil”. Outros exemplos de atuação são doações de álcool gel e material para confecção de máscaras, além de alimentos, destinados a outros municípios onde o Sindicato atua, como nas cidades de São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Santa Vitória do Palmar.
Em Rio Grande, a Aprofurg comprou e doou uma grande quantidade de carne de frango para o projeto Esperança Viva, que tem como objetivo principal preparar e distribuir refeições para a população mais necessitada.
Rede Acolher
A Aprofurg também faz parte da “Rede Acolher”, uma iniciativa que congrega diversos parceiros e voluntários com objetivo de coleta de donativos, entrega de alimentos às famílias em vulnerabilidade, monitoramento e orientações de prevenção nas instituições de acolhimentos, entre outras frentes de trabalho. A ação foi proposta e é organizada pela Prefeitura Municipal do Rio Grande.
“Estamos articulados com a Prefeitura e com várias entidades que se solidarizam com as dificuldades que enfrentamos e ainda vamos enfrentar. Principalmente, com os profissionais da área da Saúde e as famílias em situação de vulnerabilidade social, decorrente da pandemia da Covid-19”, acrescentou o presidente da Aprofurg, Cristiano Engelke.
Assessoria de Comunicação PMRG (com informações da Aprofurg)