A Secretaria de Município da Saúde (SMS) informou, nesse sábado (25), que, na primeira fase da vacinação contra a gripe H1N1 voltada para os públicos prioritários, idosos e profissionais da Saúde, Rio Grande atingiu suas metas de vacinação. Foram 95% de cobertura da população idosa e 103% desses profissionais, totalizando 32 mil pessoas, conforme dados do Ministério da Saúde.
Ao comentar os dados, o secretário da SMS, Maicon Lemos disse que o indicador de metas é o melhor dos últimos anos e muito se dá em virtude da Pandemia da Covid-19. “Embora a vacina da gripe H1N1 não proteja para a Covid-19, é menos uma doença respiratória agravada que pode levar a internação e ocupar leitos hospitalares em período de pandemia.”
O secretário cita que, esse ano, houve a condição de se aplicar vacinas em espaços de escolas públicas municipais, além da utilização do sistema drive-thru, sempre “buscando a redução de aglomeração de pessoas”. Houve, também, reforço nas equipes de Enfermagem para a vacinação e aumento nos horários de salas de vacina.
“Todos estes indicadores só foram possíveis pelo trabalho da Vigilância em Saúde e de todos os vacinadores das unidades de Saúde. Na turbulência que o mundo vive frente à pandemia do novo coronavírus, fica o nosso reconhecimento pelo importante trabalho de todos os colegas da SMS do Rio Grande”, acrescentou Maicon Lemos.
Assessoria de Comunicação PMRG