A terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe iniciou nessa segunda-feira (11). No Rio Grande, a meta da equipe de Vigilância em Saúde é vacinar 14.058 crianças, 351 puérperas, 2.136 gestantes e pessoas portadoras de deficiências sem meta estabelecida, pois é a primeira vez que este público é incluído na campanha. A vacina contra a gripe não imuniza as pessoas contra o novo coronavírus, mas contra alguns tipos de vírus Influenza, como: A(H1N1) pdm09, A(H3N3) e Influenza B.
A superintendente da Vigilância, órgão da Secretaria de Município da Saúde (SMS), Michele Meneses orienta para que as pessoas, ao procurarem os locais de vacinação, evitem aglomerações, usem máscaras e façam higienização quando necessário. Há vacinas em todas as unidades.
Lilian Rosinha, do Núcleo de Imunizações da SMS, reforça que se, tiver alguém dos grupos anteriores que ainda não fez a vacina, como por exemplo um idoso, pode se dirigir a uma das unidades de saúde para receber a dose.
Essa terceira etapa da campanha está dividida em dois momentos. O primeiro começou dia 11 e vai até o dia 17 desse mês com foco nas pessoas com deficiência; crianças de seis meses a seis anos; gestantes; e mães no pós-parto (até 45 dias). A segunda fase ocorre entre 18 de maio a 5 de junho e estão incluídos os professores das escolas públicas e privadas e os adultos de 55 a 59 anos de idade.
Para a vacinação nesta última etapa, as mulheres no período até 45 dias após o parto devem apresentar documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros) durante o período de vacinação.
Assessoria de Comunicação PMRG