Visando o combate no avanço da Covid-19, estudantes e professores da FURG desenvolveram pias portáteis automatizadas. Em parceria com a Portos RS, as pias ganharam uma nova versão para serem instaladas no Cais Público.
Três unidades foram instaladas no cais do Porto, com o objetivo de facilitar a higienização das mãos e, assim, prevenir a proliferação do vírus. Com 80 litros de armazenagem, as pias ficarão na beira do cais, onde não há conexão à rede de água.
O equipamento é composto por dois recipientes: um para água limpa e outro para efluentes, além de um recipiente para sabão líquido. As pias são autossuficientes em termos de energia, e tem capacidade para 150 lavagens, com manutenção diária.
Para o diretor de Qualidade, Meio ambiente, Saúde e Segurança da Portos RS, Henrique Ilha, a aquisição dessas pias é muito importante para todos, porque além das pessoas não terem contato com as torneiras, por causa dos sensores, a pia tem um baixo uso de água. "Uma grande ideia, que vai nos ajudar bastante em nossas campanhas, na ampliação da higiene das mãos e equipamentos que podem dar segurança e auxiliar nesse processo durante a pandemia", ressalta Ilha.
A manutenção das pias instaladas, incluindo em pontos como a barraca de triagem da Santa Casa e do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh), é realizada pelo técnico em Automação Cedenir da Costa, do Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG. O técnico, que participou da montagem das pias, é responsável pelo abastecimento de água, sabão e toalhas de papel e as mantém operacionais há um mês.
Assessoria de Comunicação / FURG