Seis unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) do interior do município passam a realizar testes rápidos da Covid-19
02/06/2020 09:14 em Variadas

Descentralização das testagens visa evitar grandes deslocamentos da população para realização do teste

Além da Unidade de Pronto-Atendimento da Junção e dos postos de Saúde da São Miguel II e Rita Lobato (Centro), mais seis unidades básicas de Estratégia Saúde da Família do interior do município passaram a atuar com a realização de testes rápidos da Covid-19. São elas: Quintinha, Povo Novo, Domingos Petroline, Taim, Torotama e Ilha dos Marinheiros. O objetivo é que as pessoas que moram no interior não precisem se deslocar até a cidade para fazer o teste, que é realizado com base em protocolos de saúde nacionais, estaduais e municipais.

Os testes rápidos que estão sendo realizados no município são aqueles que identificam a existência de anticorpos contra a Covid-19 no organismo das pessoas. Essa presença de anticorpos, de acordo com o que vem mostrando a literatura médica sobre o coronavírus até aqui, só é desenvolvida/detectada a partir do 10º, 11º dia de contágio. Por isso as testagens serão realizadas em pacientes com suspeita de coronavírus que foram previamente notificados e acompanhados pela Vigilância Epidemiológica nesse intervalo de tempo ou um pouco mais. A Vigilância pode ser contatada através do TeleCovid19 no número 0800 642 4650.

A coordenadora do programa Estratégia Saúde da Família em Rio Grande, Renata Manke, explica o funcionamento dos testes rápidos e sua importância: “O teste rápido não é um teste de diagnóstico, é um teste que prevê se o paciente criou a imunidade ou não. Muito embora, se o paciente está com suspeita, e em isolamento domiciliar, o teste nos auxilia, e também ao paciente, a promover e ter uma quarentena mais efetiva”, argumenta.

A Vigilância, dentro do protocolo de atendimento, é responsável por promover o controle dessas notificações e, posteriormente, orientar a unidade de saúde da localidade a realizar o teste rápido da pessoa que está notificada junto ao órgão, com encaminhamento de nome do paciente e agendamento.

Desde meados de maio a UPA Junção entrou em operação, atuando como Centro de Triagem e também de Testagem (testes rápidos) para a Covid-19. O Centro funciona com atendimento médico (10 médicos) e de enfermagem (22 profissionais), especializado 24 horas, atendendo pacientes com sintomas respiratórios seguindo os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde.

Assessoria de Comunicação/PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!