Secretaria de Meio Ambiente repassa mudas à FURG para arborização
Variadas
Publicado em 03/06/2020

JUNHO SOCIOAMBIENTAL

Para intensificar a arborização na cidade, a Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município do Meio Ambiente (SMMA), iniciou na primeira semana do Junho Socioambiental uma ação de cooperação ambiental com a FURG. Na segunda-feira (1º), a SMMA repassou 3.700 mudas de diversas espécies nativas (araçá, pitangueira, aroeira, tarumã, cedro, ingá, pata de vaca, açoita cavalo, guajuvira, angico e chau-chau) produzidas no Horto Municipal e fruto de compensações ambientais. As mudas vão ser plantadas no Campus Carreiros e na avenida Roberto Socoovski.

O repasse das mudas é uma das ações da Secretaria dentro das atividades previstas para o Junho Socioambiental, cuja programação prevê diversas transmissões pela Internet (lives), apresentação de vídeos voltados para esse tema e o 3º Festival de Rap Ambiental. As lives serão realizadas, semanalmente, sendo duas na primeira semana de junho para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5. As atividades vão ser transmitidas na página da Secretaria no Facebook.

Sobre a doação das mudas o secretário de município do Meio Ambiente, Eduardo Morrone afirmou que “é um somatório de esforços que irá proporcionar a viabilidade do plantio de mudas em estágio vegetativo adequado para obter resultados satisfatórios no desenvolvimento de cada planta”. A FURG vai realizar os tratos culturais necessários antes de realizar o plantio das mudas no Campus Carreiros e na avenida Roberto Socoowski.

O coordenador de Gestão Ambiental da FURG, Daniel da Costa ressalta as ações de cooperação com a Prefeitura e destaca a importância das mudas para o Plano de Qualificação Ambiental do Campus Carreiros que, por meio de um Projeto de Arborização, vem sendo realizado o plantio de mudas de espécies nativas em áreas já urbanizadas ou com previsão de urbanização do campus. “Essa ação faz parte dos processos de licenciamento ambiental da instituição. Além disso, irá possibilitar o plantio em áreas de interface do campus com a comunidade vizinha e, num futuro breve, além de todos os benefícios ambientais serão habitat para a avifauna (conjunto de aves) da região”, acrescenta o coordenador.

A programação completa das atividades do Junho Socioambiental está disponível nesse link .

Assessoria de Comunicação PMRG

Comentários
Comentário enviado com sucesso!