A Prefeitura do Rio Grande, por intermédio da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), alerta os condutores sobre mudanças na Zona Azul. Alterações estão entrando em vigor durante o mês de junho e foram estabelecidas a partir do novo contrato assinado com a Rek Parking, concessionária vencedora da concorrência por processo licitatório realizado no ano passado pelo Município para contratação de empresa responsável pelo estacionamento rotativo.
O QUE MUDOU?
Uma das alterações que já está em vigor na zona azul é o tempo de tolerância para isenção do estacionamento, que foi aumentado para 10 minutos. Além disso, desde a segunda-feira (08) os condutores não podem mais realizar a compra do ticket de estacionamento diretamente com as monitoras da Rek Parking. Em contrapartida, está mais fácil efetuar a compra nos próprios parquímetros, que além de receber os valores em moedas estão equipados com máquinas de cartão, possibilitando que o pagamento também seja feito em crédito ou débito.
Além da aquisição pelo parquímetro, a compra do ticket ou a recarga do cartão pré-pago de estacionamento podem ser feitas por meio do “Rak Pay”, aplicativo desenvolvido para substituir o antigo, o “Digipare”, e que pode ser baixado tanto em smartphones com sistema Android quanto em aparelhos iOS.
Outra opção para quem quiser comprar o ticket ou recarregar o cartão é se dirigir até uma das lojas cadastradas como ponto de vendas. Os condutores podem consultar os locais dos pontos de vendas através do aplicativo “Rek Pay” ou solicitar essas informações às monitoras. Ainda assim, um Wind Banner laranja foi colocado na frente de cada estabelecimento comercial que oferece o serviço, buscando facilitar a identificação dos pontos por parte dos condutores. Até o momento, 15 lojas espalhadas pelo centro da cidade estão realizando as transações e outros estabelecimentos ainda deverão se habilitar para oferecer o serviço.
Além das alterações já vigentes no funcionamento da zona azul, a partir da próxima segunda-feira (15) os condutores deverão identificar o veículo e o local de estacionamento inserindo a placa e o número da vaga onde o veículo será deixado. Para isso, os parquímetros foram equipados com teclados e cada vaga contém uma identificação numérica no meio-fio.
De acordo com a SMMAS, as medidas oferecem mais facilidade na hora da compra do ticket além de maior garantia da rotatividade na área da zona azul. Outro benefício da identificação das vagas, por exemplo, é que os condutores poderão visualizar através do aplicativo e em tempo real quais locais estão disponíveis para estacionamento e uma vez inserido o número da placa e confirmado o número da vaga utilizada, não será necessário retornar ao veículo para deixar o comprovante no para-brisa.
Vale ressaltar que, mesmo identificando o número da vaga, dentro do período pago, o motorista poderá trocar o veículo de lugar utilizando quantas vagas for preciso. A alteração no sistema será feita automaticamente pelas monitoras como reaproveitamento de ticket dentro da validade.
O estacionamento na área continuará sendo monitorado pela viatura de fiscalização por câmeras que é operada por agentes de trânsito. Um novo veículo foi entregue a SMMAS no início do mês. Mediante o cruzamento dos sistemas o veículo identifica os automóveis notificados pelas monitoras da Rek Parking e caso os condutores não façam o pagamento da notificação em até 48h após a emissão, ela é informada ao sistema do Detran para ser processada. O motorista tem a opção de regularizar o pagamento do ticket nos próprios parquímetros com moedas, cartão de crédito, débito ou com o cartão pré-pago, nos pontos de vendas ou na Rek Parking, localizada na rua Benjamin Constant, nº 293. A zona azul conta com mais de mil vagas de estacionamento e cinquenta parquímetros agora equipados com painéis solares.
Com informações da SMMAS/PMRG