Os números de casos positivos para coronavírus na Vila da Barra, no município do Rio Grande, levaram a Secretaria de Município da Saúde (SMS) a anunciar, nesta segunda-feira (15), o reforço nas medidas de prevenção e atendimento aos usuários do SUS, junto à Unidade de Saúde da Família naquele local. O anúncio foi feito pelo secretário titular da pasta, Maicon Lemos.
A partir de quarta-feira (17), a unidade de Saúde da Família da Barra passa a funcionar, ininterruptamente, das 8h às 22h, com atendimento de Enfermagem e clínico geral, durante o dia, e atendimento pediátrico e sintomáticos respiratórios adulto e infantil, todas as noites, de segunda a sexta-feira, até às 22h. Conforme explica o secretário, foram reforçados mais profissionais de Enfermagem junto à Unidade de Saúde, qualificando o atendimento médico.
Novo endereço
Outra mudança foi de endereço. A sede da Unidade de Saúde da Barra foi para a Rua Principal, 155, “melhorando e ampliando o espaço para atendimento aos usuários do SUS, principalmente, em tempo de pandemia”. Na sede da Unidade de Saúde antiga, começarão, em poucos dias, as obras de ampliação que duplicarão a estrutura física do prédio.
Barraca de Triagem
Na quarta-feira (17), começa, também, a Barraca de Triagem da Barra, sediada no pátio da nova Unidade de Saúde. A Barraca qualificará a triagem dos casos suspeitos de Covid-19 e funcionará das 8h às 17h, de domingo a domingo.
Aos sábados e domingos, haverá reforço de uma ambulância junto à sede da Unidade de Saúde, no sentido de agilizar o atendimento de possíveis urgências respiratórias e outras comorbidades que se apresentarem, informa o secretário Maicon Lemos.
Máscaras e álcool
Maicon adianta que a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, trabalha para, em breve, realizar a entrega de máscaras para a comunidade da Vila da Barra, reforçando os hábitos de prevenção contra a Covid-19. Recentemente, a Prefeitura fez a entrega de álcool gel para a comunidade. “Essas medidas vão ao encontro da qualificação no atendimento à população da Barra que, neste momento, apresenta um dos maiores índices de casos confirmados para Covid-19 no município”.
Assessoria de Comunicação PMRG