Nas ruas, a população era orientada por meio de carros de som a manter hábitos de higiene, como o uso de álcool gel ou a lavagem de mãos e a utilização de máscaras. Toda a ação de reforço à prevenção ao novo coronavírus se fez necessária, pois o bairro é um dos que mais apresenta casos da Covid-19 no município.
Uma força tarefa da Prefeitura envolvendo várias secretarias municipais do governo esteve na localidade da Barra, durante essa semana, realizando uma ação de orientação mais intensa à população e aos comerciantes locais. A atividade teve a participação de viaturas com alto-falantes da Guarda Municipal e do setor de Trânsito, agentes da Vigilância Sanitária e integrantes do Núcleo da Fiscalização de Obras e Posturas da Secretaria de Município do Cassino (SMC). O objetivo dessa atividade foi reforçar com orientações e conscientizar as pessoas sobre a necessidade de prevenção contra o novo coronavírus, vírus causador da Covid-19. A Barra é um dos bairros mais afetados pela doença na cidade do Rio Grande.
Embora a ação tenha ocorrido no meio desta semana, a dirigente do Núcleo da Fiscalização de Obras e Posturas, Rosangela Rezende Mattos, que coordenou a ação, lembra que, desde abril, este setor realiza vistorias na Barra. “A primeira vez que fomos para a Barra ficamos apavorados porque quase ninguém estava de máscara. Hoje está bem melhor”, relata a dirigente, afirmando que as vistorias e visitas vão continuar naquele local. “Todos os sábados na parte da manhã iremos para lá”, avisa.
Durante a ação realizada na quarta-feira (17), foram revisitados 12 estabelecimentos comerciais e quatro fábricas de pescado. Foi entregue em cada estabelecimento visitado um documento com normas de higienização para os comércios, incluindo o uso de álcool gel e máscaras, tanto para o próprio comércio como para as pessoas que os frequentam. Rosangela Mattos disse que não houve nenhuma notificação nem autuação, pois todos os locais estavam seguindo as normas previstas nos decretos municipais. Tanto a o Núcleo de Fiscalização da SMC como a Vigilância Sanitiária da SMS têm realizado o trabalho de orientação, semanalmente.
Por outro lado, as reclamações dos comerciantes repassadas aos fiscais são de que ainda têm muitos consumidores e moradores resistentes ao uso das máscaras. “Há pessoas que chegam na porta do comércio e desejam ser atendidas na rua, porque não querem colocar máscara”, citou a dirigente.
O secretário da SMMAS, Carlos Alberto Brusch Terres comentou que a ação na Barra foi de orientação, atendendo a um pedido da Secretaria da Saúde, devido ao número de casos de Covid-19 no bairro. Além disso, havia reclamações de que moradores não estavam obedecendo as normas de higienização dentro dos estabelecimentos comerciais. “Fizemos uma ação com duas viaturas da Guarda Municipal e do setor de Trânsito da Secretaria, divulgando áudios com orientações em alto-falantes, a respeito do uso de máscara e, também, dos cuidados necessários com a higienização em função da Covid-19, pois se trata de uma doença que pode matar”, acrescentou Brusch.
Assessoria de Comunicação PMRG