Desde o anúncio do segundo ciclone, que ocorreu há uma semana, com menos intensidade no Rio Grande, mas permitiu a elevação do nível das águas na Lagoa dos Patos, a Defesa Civil Municipal realiza um trabalho diário de monitoramento. Não está afastada a possibilidade de alagamentos nas áreas ribeirinhas e até na Ilha da Torotama.
O coordenador executivo da Defesa Civil Municipal, Anderson Montiel informa que “a Lagoa dos Patos está com as águas elevadas e deve haver aumento significativo nesta semana”. Conforme os modelos matemáticos de monitoramento, o vento estará na direção Oeste – Sudoeste (WSW), nesta segunda-feira (13), com intensidade de 40km/h na média. Para Montiel, “isso preocupa a subida das águas nas regiões ribeirinhas, sendo mais agravantes nas ruas transversais à Avenida Portugal”.
Na quinta-feira (16), os ventos viram para o Nordeste (NE) com intensidade de 30km/h, que favorece o desague. “Se vier com muita intensidade pode causar cheias na Ilha da Torotama”, afirma o coordenador. Mas a previsão para quinta-feira tem maior probabilidade de mudanças, pois ainda há um bom distanciamento entre a leitura da previsão e a data de ocorrência. “A assertividade aumenta quanto mais próximo ao evento for a leitura.”
Para chamadas de emergência ou auxílio em caso de alagamentos, a Coordenadoria da Defesa Civil Municipal coloca à disposição os telefones 199, (53)32338460 e o (53)991356312.
Assessoria de Comunicação ; PMRG