A Prefeitura do Rio Grande informa a comunidade que está trabalhando para fortalecer as ações de prevenção e atendimento para Covid-19 em Rio Grande. Diversas alternativas têm sido pensadas e desenvolvidas para reduzir o impacto da doença. A partir desse contexto, está sendo realizado o reforço no efetivo para atenção especial aos grupos estratégicos, tendo como foco, por exemplo, as pessoas idosas. Segundo os indicadores da Secretaria de Saúde, grande parte dos óbitos por Covid-19 ocorridos em Rio Grande são de idosos. Isso ocorre pois eles costumam ter outras comorbidades, apresentando maior gravidade nos sintomas da doença e necessitando internação hospitalar. Equipes multiprofissionais de saúde já estão atuando junto a esse público.
Também está sendo realizada a ampliação da Estratégia de Saúde da Família em bairros considerados estratégicos, em unidades como BGV II, Materno Infantil e Rita Lobato. O serviço também será ampliado no Cassino, com a nova Unidade Básica de Saúde que em breve estará à disposição da comunidade. Além disso, as farmácias municipais estão atendendo em horário estendido para o fornecimento de medicamentos.
É importante destacar, ainda, o aumento da testagem PCR no município, disponibilizada junto ao HU-Furg. É esse exame que identifica o vírus e confirma que a pessoa possui Covid-19. Com a maior testagem, consequentemente houve maior número de diagnósticos por dia, o que possibilita o encaminhamento adequado para tratamento e ações de controle epidemiológico a partir de casos confirmados, buscando evitar novos contágios. O teste PCR também está sendo ofertado junto ao Centro de Testagem localizado na UPA Junção.
Segundo atualização apresentada na noite de terça-feira (14), o Município registrou 667 casos positivos de Covid-19, sendo que 128 pessoas estão em isolamento (domiciliar + hospitalar) e 520 estão recuperadas. Ainda existem 45 pacientes suspeitos e outros 1958 foram descartados para a Covid-19. A doença já causou 29 óbitos em Rio Grande, 7 deles contabilizados na terça-feira.
A respeito do tema, o Secretário de Saúde, Maicon Lemos, explica que os resultados dos exames foram recebidos ontem, e por isso foram divulgados na data. Entretanto, ele esclarece que “os pacientes não faleceram todos em um único dia”. Lemos também reforça que novas ações de prevenção e enfrentamento à Covid-19 seguem como pauta do Comitê de Saúde. Desde terça-feira, tem sido realizadas reuniões das câmaras técnicas do Comitê Covid-19 e já existe agenda para novo debate na quinta-feira (16).
Assessoria de Comunicação /PMRG