A Prefeitura do Rio Grande, por intermédio da Gerência de Transportes da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), informa a comunidade sobre adaptações no sistema de transporte coletivo, que entrarão em vigor a partir desta segunda-feira (27).
Dentre as alterações, buscando melhor atender a comunidade, foram tomadas medidas como a extensão de linha e o aprimoramento de tabelas de horários. Para tanto, em operação durante o período de distanciamento social, as linhas Circular Cassino, Circular Interdistrital e Distrital Taim, serão adaptadas da seguinte forma:
Tendo em vista facilitar o deslocamento da Barra até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cassino, a linha Circular Cassino será estendida até a Vila da Barra em horários estratégicos (início e final da manhã e tarde). A medida oportuniza o acesso ao atendimento médico no Cassino, bem como outros deslocamentos de usuários do trecho entre bairros.
A linha Circular Interdistrital será adaptada considerando reivindicações das comunidades da Torotama e da Palma. Dessa forma, atendendo a localidade da Torotama, será antecipada uma viagem para a Quinta. Assim, o coletivo que atualmente sai da Torotama às 08h13min passará a sair às 06h18. Já para a comunidade da Palma, a viagem de retorno ao Distrito, que atualmente sai da Quinta às 13h30min, passará a ser oferecida às 18h05min. Ambas as comunidades serão assistidas conforme solicitações.
Após estudo sobre a utilização da linha Distrital Taim, ficou comprovada a subutilização do seccionamento Capilha x Serraria, o que encarece substancialmente os valores das tarifas cobradas por deslocamento. Além disso, em razão da quilometragem, o sistema de bilhetagem fica frequentemente sem comunicação para efetivação da cobrança por trecho, o que compromete a qualidade do atendimento. Assim, como forma de baratear o custo da tarifa até a comunidade da Capilha e na maioria dos demais trechos, a linha Distrital Taim passará a ter final de itinerário na Capilha. Com isso, passará a ser cobrada tarifa única de R$10,00 para todos os usuários pagantes (a tarifa atual do serviço Centro x Capilha custa R$16,25). A alteração busca reduzir os custos com manutenção da frota e incentivar o acesso dos usuários ao serviço de transporte distrital nas comunidades beneficiadas.
A SMMAS destaca que todas as adaptações visam o bom uso da frota disponível em circulação, redistribuindo e reaproveitando os itinerários de maneira a atender proporcionalmente a demanda da comunidade e do transporte público nesse período atípico de distanciamento social.
Juntamente com as novas medidas, agentes de fiscalização de trânsito e transportes seguem cumprindo os protocolos de fiscalização, monitoramento, conscientização e prevenção ligadas ao transporte, de maneira adaptada ao período de pandemia.
Durante a rotina de trabalho, são verificadas denúncias repassadas pela comunidade a respeito do cumprimento de horários, lotação etc. Além disso, as abordagens priorizam a orientação dos operadores de todos os modais de transporte em relação a higienização e outras ações preventivas que devem ser feitas em relação ao Covid-19.
Para contatar a SMMAS acerca das demandas do transporte a comunidade deve utilizar o telefone 156. Horários e itinerários das linhas em circulação estão disponíveis nos sites das empresas Noiva do Mar, Transpessoal ou pelo aplicativo Citta Mobi.
Assessoria de Comunicação ; PMRG