Assistência Social da Prefeitura presta mais de 30 mil atendimentos durante a pandemia
Variadas
Publicado em 23/07/2020

Um relatório da Secretaria de Município da Cidadania e Assistência Social (SMCAS), referente ao atendimento prestado nos últimos quatro meses – março, abril, maio e junho – pelas quatro sedes dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) da Prefeitura do Rio Grande, mostra que foram mais de 30.600 atendimentos prestados à população, tanto presencial como por telefone. “A SMCAS vem trabalhando nesse período de enfrentamento à pandemia para que as famílias que mais necessitam da assistência social tenham acesso, principalmente, ao direito à segurança alimentar, acolhimento, a informação e aos encaminhamentos que se fizerem necessários”, resume a titular da pasta, secretária Ana Fausta.

Além destes números, a SMCAS permanece entregando cestas básicas às familias em situação de insegurança alimentNar. Até a metade de julho, foram distribuídas 19 mil cestas básicas. Para solicitar a cesta, basta fazer o pedido por meio dos telefones de alguma das unidade CRAS. Uma equipe técnica faz a avaliação sobre a solicitação.

Na área de atenção aos idosos, a Secretaria firmou um contrato com a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do RS – APCEF/RS, para acolher idosos com autonomia em situação de vulnerabilidade e que necessitem de isolamento domiciliar, mas suas residências não oferecem condições de isolamento. “Compramos mais 10 vagas em ILPI (Instituições de Longa Permanência para Idosos) para acolher idosos(as) que precisarem de acolhimento, neste período, para fazer o isolamento até serem incluídos com os outros residentes”, relata a secretária Ana Fausta.

Operação Acolhimento

Nesta Operação, a SMCAS, atua com o abrigo para população em situação de rua, no Centro de Eventos, atualmente na Casa de Formação em regime de Casa Lar. Por outro lado, outra frente de atendimento vem por meio da ASSORAM, que acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade social e situação de rua, por um convenio com a Prefeitura. Além disso, a ASSORAM atende a população em situação de rua, no horario de 11h30min até às 15h, para para higiene e almoço. Por sua vez, o Centro POP está promovendo o acolhimento e acompanhamento de casos testados positivos para Covid-19 de pessoas em situação de rua.

Telefones úteis

Disk Acolher: 0800-6426050

CRAS Zona Portuária 99100-8075 e 32331370

CRAS Dra. Lucia Nader 32304140 – Celular 99100-8126

CRAS Hidráulica 3231-4379 e 99100-7555

CRAS Cidade de Águeda 32321366 e 99100-7608.

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Assessoria de Comunicação PMRG

 

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