Projeto de extensão sobre eletromagnetismo promove aprendizagem para estudantes da educação básica
31/07/2020 13:27 em Variadas

O projeto de extensão “Experimenta Física Online: práticas experimentais e contextualizadas de Eletromagnetismo" tem como objetivo principal promover possibilidades de ensino e aprendizagem em Eletromagnetismo. O curso será realizado em outubro e novembro.

Os interessados podem se inscrever no período de 1º de agosto a 15 de setembro, pelo Sistema de Inscrições da FURG.

 

Direcionado para estudantes do Ensino Médio, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e ingressantes da graduação em Física em 2020, o curso foi pensado para promover outros meios para continuidade dos alunos, considerando a pandemia de Covid-19.

Por meio de práticas experimentais, os participantes serão estimulados a interagir partindo de problemas presentes no cotidiano que possuam alguma relação com os conteúdos abordados. As atividades sobre os conceitos estarão estruturadas em questionamentos sobre o cotidiano, como “Qual chuveiro esquenta mais: 127V ou 220V?”, “Como formam-se os raios?”, “Como funciona o motor de um carrinho de brinquedo?”, “O que tudo isso tem a ver com Física?”.

Participam deste projeto de extensão a técnica-administrativa em educação Daiane Pirez, a professora Rafaele de Araujo, ambas do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) e as doutorandas Anahy Fazio e Franciele Ruas, do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências. O curso também conta com o apoio da Secretaria de Educação a Distância (Sead) e da Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar (Ciefi).

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail experimentafisicaonline@gmail.com.

Assessoria de Comunicação - FURG

COMENTÁRIOS