A ampliação das testagens por RT-PCR no Rio Grande do Sul e o anúncio de que o governo estadual vai enviar um equipamento extrator, com objetivo de aumentar a capacidade de testagem pelo laboratório do HU-FURG para Rio Grande e região (fruto de um pleito da instituição ao município e ao estado), foram duas das informações repassadas ao secretário rio-grandino da Saúde, Maicon Lemos pela titular da mesma pasta no RS, Arita Bergmann. Os dois estiveram em audiência nesta quarta-feira (12) pela manhã, em Porto Alegre.
Maicon Lemos, vice-presidente estadual do COSEMS-RS, e Diego Espíndola, secretário executivo do órgão, se encontraram com Arita Bergmann na sede da Secretaria Estadual da Saúde (SES). No encontro, trataram da ampliação das testagens no estado gaúcho, por meio do projeto Testar RS (iniciativa das três esferas de governos). Maicon reforçou a importância de se obter apoio aos laboratórios das universidades federais e privadas, que estão disponibilizando os testes RT-PCR à população. Ao fazer esse apelo, o secretário obteve o anúncio da secretária do envio do extrator para o laboratório do HU da FURG.
Foram discutidos, ainda, outros assuntos, como a expansão do serviço do SAMU em Rio Grande, demandas na área de Vigilância em Saúde, infectocontagiosas, Saúde Mental, indígenas e HIV/AIDS. Enquanto secretário municipal e vice-presidente do COSEMS-RS, Maicon Lemos agradeceu ao empenho de Arita Bergmann em apoio aos municípios frente ao período de pandemia. Disse que “é preciso somar esforços”.
—————————————————-
Assessoria de Comunicação PMRG