A prefeita, Paula Mascarenhas anunciou, na tarde desta quinta-feira (13), em pronunciamento pelas redes sociais da administração municipal, a ampliação da rede hospitalar dedicada aos pacientes infectados pelo coronavírus. Durante a live, também, convidou a população a realizar um lockdown voluntário no próximo fim de semana.
Paula abriu a transmissão lamentando as mortes das três vítimas confirmadas nesta quinta (13). Relembrou o trabalho feito pela Prefeitura, para a ampliar a rede de atendimento de casos de Covid-19 e anunciou os dez novos leitos de UTI, no hospital Beneficência Portuguesa, aumentando de 114 para 124 leitos específicos para pacientes contaminados pelo coronavírus.
"Vamos repassar R$ 200 mil por mês, para que o hospital faça a contratação de profissionais para que esses leitos, locados por nós, passem a receber os pacientes. Sábado (15), as equipes já estarão prontas. Estão terminando seu treinamento e irão iniciar seu trabalho", comemorou a gestora municipal.
Paula salientou que, para o funcionamento dessa UTI, foram contratados 46 novos profissionais. A carência de médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem. é
fator que vêm impedindo o aumento de leitos na rede Covid de Pelotas. "As pessoas não imaginam como é complexo montar uma Unidade de Tratamento Intensivo como essa, que irá funcionar 24 horas, devido à quantidade de pessoas necessárias para compor as equipes que trabalham nas UTIs", frisou a prefeita, que agradeceu à direção da Beneficência pela parceria.
Outros dois encaminhamentos para aumentar as vagas hospitalares foram destacados durante o pronunciamento: o programa do governo federal, ao qual o Município solicitou 30 médicos, e a negociação com uma Organização da Sociedade Civil para a gestão do Centro Covid e, assim, a contratação de profissionais da saúde.
Prefeitura de Pelotas