Durante o final de semana, as forças de segurança de Pelotas mantiveram-se atuantes, a fim de coibir aglomerações e fazer cumprir as determinações de isolamento social, previstas no decreto de Distanciamento Controlado do governo estadual, e nos decretos municipais para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Na madrugada de sábado (15) para domingo (16), agentes patrulharam diversos pontos da cidade, como a Colônia Z3, Balneário dos Prazeres, Laranjal, Areal, Fragata, Simões Lopes e Centro.
Acesso à orla fechado e patrulhamento nos bairros
No domingo, o patrulhamento contou com ação integrada da Brigada Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e agentes de Trânsito. Para o Laranjal, foi deslocado um comboio fixo, com duas viaturas e quatro motos. O acesso de veículos à orla da praia, na avenida Doutor Antônio Augusto de Assumpção, foi fechado pelos agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), com permissão apenas para tráfego local de moradores.
Outras três viaturas circularam pela cidade, para verificar a situação de movimento em outros bairros, e atender denúncias. Na avenida Duque de Caxias, um dos pontos que tem registrado maior agrupamento de pessoas aos domingos, contou com a presença de forças de policiamento no período da tarde e noite.
Multas
A Lei nº 6.819/2020, em vigor desde 16 de julho, autoriza a aplicação, pela Guarda Municipal, de multa para pessoas flagradas em aglomerações, ou que se recusem a utilizar máscara de proteção facial. O valor da penalidade varia de uma Unidade de Referência Municipal (URM), atualmente de R$ 117,69, até 10 URMs, de acordo com a gravidade da infração.
Assessoria de Comunicação - PREF de Pelotas