Com objetivo de reforçar o atendimento intensivo de pacientes com quadro agravado da Covid-19, o Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande, por meio de esforços de custeio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ministério do Trabalho e empresas/empresários, inaugurou oficialmente, nesta sexta-feira (28), os 10 novos leitos de UTI, destinados a pacientes acometidos pelo novo coronavírus.
Os novos leitos, totalmente equipados, ficam localizados no Hospital de Cardiologia e Oncologia. Neste momento, somam-se, 20 leitos intensivos, exclusivos para atendimento dos casos.
No último sábado (22), a administração e direção do hospital protocolou, junto a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3CRS), a solicitação de habilitação dos leitos. Na terça-feira (25), uma equipe da 3CRS realizou uma vistoria e no fim de tarde desta sexta-feira (28), foi autorizado o funcionamento da unidade e seus respectivos leitos.
A unidade ficará sob responsabilidade técnica do Dr. Adriano Baraciol Gasparini e os funcionários escalados para atuar na assistência multidisciplinar dos pacientes passaram por diversos processos de capacitação para uma atuação adequada e humanizada conforme a complexidade do atendimento.
“A inauguração destes novos 10 leitos garantem uma maior capacidade de atendimento aos pacientes de alta complexidade acometidos pela Covid-19, sendo um reforço essencial no combate ao vírus. Além disso, a infraestrutura disposta agora, é um legado em tecnologia e assistência, que, no futuro, será bem utilizada para atendimento geral”, comenta a direção/administração.
Assessoria de Comunicação - Santa Casa