Entraram em funcionamento, nesta quarta-feira (9/9), os dez leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital de Caridade de Canguçu. As vagas estavam fechadas desde 2015. Com a pandemia, houve um pedido de liberação dos leitos. No início de setembro, a Vigilância Sanitária da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) autorizou a reabertura. Os leitos estão disponíveis para a população da região e do Estado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Com esses dez novos leitos de UTI de Canguçu que entraram em funcionamento hoje, a região ganha mais estrutura capacidade de atendimento. Assim, vamos conseguir que a população não precise mais se deslocar para outras regiões para o atendimento de pacientes em situação grave”, disse a coordenadora da 3ª CRS, Caroline Torres Hoffmann.
O hospital tem, além da UTI, 126 leitos clínicos. Destes, 96 são disponibilizados por meio do SUS para internações nas especialidades de pediatria, obstetrícia, clínica, cirurgia e psiquiatria. É referência também aos municípios de Piratini, Morro Redondo e Santana da Boa Vista.
Aumento da capacidade assistencial
O Estado, desde o início da pandemia, ampliou em 93% as vagas de UTI adulto do SUS, passando de 933 para 1.808 leitos. Com isso, apesar do crescimento do número de pacientes, a taxa de ocupação se manteve estável, abaixo dos 80%.
Secom - GOV RS