Divulgada previsão climática para a primavera
25/09/2020 13:14 em Variadas

O Instituto de Oceanografia (IO), através da meteorologista Eliana Klering, divulga a previsão meteorológica para a primavera 2020.

A primavera no hemisfério sul teve início na terça-feira, 22, às 10h31. A estação é caracterizada principalmente pelo aumento gradativo das temperaturas à medida que o verão se aproxima e pelo aumento da duração do dia solar. Na primavera, a ação dos complexos convectivos de mesoescala (CCMs) se intensifica e favorece a ocorrência de temporais com chuvas intensas acompanhadas de raios e trovoadas.

 

Previsão

Na primavera, a média histórica da temperatura do ar em Rio Grande é de aproximadamente 20°C e a de chuva é de 305mm. Para o Rio Grande do Sul, os valores variam em torno dos 20,4°C, para a temperatura, e 370mm, com relação às chuvas.

Diferentes modelos de previsão climática convergem para um mesmo cenário da estação no Rio Grande do Sul: chuvas abaixo da média histórica e temperaturas acima desta. A redução das chuvas deve variar entre 25% e 30% com relação à média histórica. Já as temperaturas tendem a apresentar valores superiores à média com acréscimos entre 0,5°C e 1°C. Com relação à estação do ano passado, a primavera 2020 deve ser mais seca e quente.

A temperatura das águias do Oceano Pacífico Equatorial indica que está em atuação o fenômeno La Niña, que tende a se manter pelo menos até o final do verão 2020/2021. Já no Atlântico subtropical, a tendência é de que as águas superficiais se mantenham com temperaturas acima da média.

Assessoria de Comunicação - FURG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!