Em função da pandemia de coronavírus, a Expointer 2020 está sendo realizada em um formato híbrido, sem presença de público, e com medidas sanitárias que garantem a segurança de quem frequenta o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Esse público, formado por equipes de trabalho, criadores e tratadores dos animais, só pode acessar e permanecer no parque usando máscara.
Diversos totens de álcool em gel estão distribuídos pelo espaço para a higienização das mãos e todos os que estão trabalhando no evento passam por medição de temperatura e realização de teste rápido para detecção da Covid-19.
Em formato adaptado, as atividades como leilões, provas e julgamentos ocorrem presencialmente no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e são transmitidas por meio de quatro canais na plataforma da Expointer. No pavilhão da Agricultura Familiar, os visitantes acessam as bancas para fazer as compras sem descer do carro.
Ministra no parque
A solenidade de abertura e o Desfile dos Campeões estão marcados para a sexta-feira (2/10), às 11h, na Tribuna de Honra da Pista Central, com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, do governador Eduardo Leite, do secretário da Agricultura, Covatti Filho, e de autoridades organizadoras do evento, além de convidados.
Após a cerimônia, a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), fará a entrega a Medalha Paulo Brossard a lideranças que se dedicaram ao agronegócio. Os agraciados de 2020 serão a ministra Tereza Cristina, o presidente da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Gedeão Pereira, o ex-secretário da Agricultura Odacir Klein e os pecuaristas Eduardo Macedo Linhares e Antonio Martins Bastos Filho.
Último final de semana de feira
No sábado (3/10) serão realizadas duas transmissões pelo Canal Agro da Expointer Digital 2020. A primeira, às 14h30, será sobre a Rastreabilidade de produtos vegetais frescos e, às 16h, a pauta da live será Bioinsumos. No mês de maio, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou o Programa Nacional de Bioinsumos, cujo foco é aproveitar o potencial da biodiversidade brasileira para reduzir a dependência dos produtores rurais em relação aos insumos importados e ampliar oferta de matéria-prima para o setor. O evento Bioinsumos tem por objetivo apresentar para técnicos e agricultores novidades em termos de tecnologias e registro de bioinsumos no Mapa, como alternativa viável e segura no manejo nutricional e fitossanitário, em consonância com a legislação e com o Programa Nacional.
50 anos do parque
No sábado (3/10) ocorre a divulgação do resultado do Concurso Artístico de Pintura e Escultura em homenagem aos 50 anos do Parque. E no domingo (4/10), às 13h, haverá o descerramento da placa alusiva ao cinquentenário na Praça Central, com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, do secretário Covatti Filho, organizadores da feira e autoridades. O parque foi inaugurado no dia 29 de agosto de 1970, em Esteio, sediando em 1972 a Primeira Exposição Internacional de Animais. Ao longo do tempo, a área foi sendo adaptada e modernizada, e atualmente é uma referência em feiras.