“A luta contra a Covid-19 continua. Ainda não é hora de dividir aquele chimarrão.” Esta é a mensagem central de um material de apoio publicitário que o governo do Estado está disponibilizando para fortalecer a mobilização da sociedade gaúcha no combate à Covid-19. A campanha foi desenvolvida pela Vital Strategies com o objetivo de reforçar comportamentos que possam evitar novos contágios da doença, ampliando a segurança individual e protegendo a sua família. As peças estão disponíveis para download no site do Distanciamento Controlado.
A partir da necessidade de intensificar a comunicação sobre os riscos da Covid-19 e os benefícios de controlar o avanço do novo coronavírus, a campanha reforça a importância do engajamento das pessoas no que a mensagem define como os “3Ms” (usar máscara sempre que sair de casa, manter uma distância de dois metros e as mãos lavadas). O material instiga também a se evitar os “3As”: aglomerações, aproximações e ambientes fechados.
Organização global de saúde pública que atua em mais de 70 países, a Vital Strategies reúne especialistas e pesquisadores que auxiliam governos e outras instituições através de campanhas relativas à área da saúde pública. O acordo firmado com o governo, através da Secretaria de Comunicação, envolveu a criação e produção de materiais gratuitos e baseados em evidências científicas, como vídeos, cartazes e posts para redes sociais. Em cada material, há espaço para prefeituras e entidades interessadas incluírem os brasões municipais ou logomarcas em apoio à campanha.
Segundo a secretária de Comunicação, Tânia Moreira “todos os esforços que visem bem informar a população a respeito da Covid-19 são válidos”.
“A campanha tem como objetivo contribuir para a disseminação de informações claras e baseadas em evidências, incluindo as da Organização Mundial da Saúde, para o combate à Covid-19, evitando o crescimento de notícias falsas e falas polarizadas sobre a doença”, afirmou Pedro de Paula, diretor executivo da Vital Strategies no Brasil.
Resultados
Coordenadora do Comitê de Dados no enfrentamento da Covid-19, Leany Lemos afirma que os bons resultados que o estado atingiu até o momento no enfrentamento da pandemia devem ser reforçados com a compreensão da maioria da população sobre os riscos da doença.
“Neste sentido, a parceria com a Vital Strategies vem para reforçar a adesão da sociedade. Importante assimilar uma mudança de comportamento que a pandemia impôs a cada um de nós”, destaca. Leany Lemos lembra que as mensagens semanais, via SMS da Defesa Civil do Estado, atuam com o mesmo objetivo de engajamento sobre o quanto os cuidados individuais ajudam a prevenir novos casos da doença.
Em seis meses de enfrentamento da pandemia, o Rio Grande do Sul está alcançando importantes indicadores. Com 4.627 óbitos no acumulado, o estado tem taxa de 40,67 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes, o que representa a quarta melhor média nacional. O Brasil tem taxa de óbitos de 67,45 para cada grupo de 100 mil habitantes. Durante a pandemia, o RS conseguiu ampliar em 102% o número de leitos de UTI adulto no SUS: atualmente são 1.884 disponíveis.
Secom - GOV RS