Consulta para reitoria da FURG acontece na próxima quinta, 8
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Publicado em 05/10/2020

Na próxima quinta-feira, 8, docentes, técnicos-administrativos em educação e estudantes da FURG opinam sobre o futuro da universidade. A Pesquisa de Opinião para reitor e vice, gestão 2021-2025, ocorrerá das 8h às 20h de forma online. Para isso, além dos trabalhos da Comissão Especial para coordenar o processo de consulta, foi instituída uma Comissão Técnica, responsável por apresentar à Comissão Especial um sistema de votação digital.

O sistema escolhido foi o Helios Voting, ferramenta que tem código-fonte aberto e tem sido usada por várias universidades públicas para seus processos de votação, pois apresenta privacidade de voto, além de ser auditável.

 

“A escolha pelo Helios ocorreu, principalmente, por garantir a privacidade do voto de cada eleitor. Todos os votos são armazenados e processados de forma criptografada, sendo apenas o resultado final da eleição descriptografado. Desta forma, nem os administradores do sistema de votação podem saber em qual candidato cada pessoa votou. Embora armazene e processe os dados de forma criptografada, o Helios oferece mecanismos para auditar o resultado da eleição, garantindo assim a lisura do processo”, explica o professor Pedro de Botelho Marcos, do Centro de Ciências Computacionais, integrante da Comissão Técnica.

Para a realização da pesquisa, o sistema de votação será disponibilizado em um endereço a ser divulgado pela Comissão Especial, hospedado no site da FURG. Os dados para login dos votantes são os mesmos para acesso ao Sistemas FURG, porém, como se trata de uma aplicação externa, é importante que os votantes saibam seu nome de usuário e senha, pois não há opção de login automático. Para acadêmicos, o login é o número de matrícula e para servidores, o Siape. Há casos em que o login é o número de CPF.

“Para estar apto a votar, o docente, técnico ou estudante deve utilizar o seu nome de usuário e senha do Sistemas FURG. Caso o usuário não lembre as suas credenciais, recomenda-se fortemente que atualize a sua senha”, reforça o professor. A atualização de senha em tempo hábil para a votação, que tinha como prazo final o domingo, 4 de outubro, foi adiada e pode ser realizada até as 23h59 desta segunda-feira, 5.

Como atualizar os dados

- Para trocar a senha, o usuário deve acessar a tela de login do Sistemas FURG, preencher o campo “Usuário” e clicar em “Esqueci minha senha”. Haverá um direcionamento para outra página e, para solicitar a nova senha, o usuário deve preencher o campo com CPF e enviar o formulário.

- Em poucos minutos, uma nova senha será gerada pelo sistema e enviada para o e-mail cadastrado. Essa senha é provisória e tem a finalidade de permitir o acesso ao sistema para que a nova senha seja cadastrada.

- Ao acessar o sistema, o usuário será imediatamente direcionado para a tela de troca de senha para que possa fazer o cadastro de uma senha definida por ele mesmo, que precisa ter no mínimo 8 dígitos.

- Para criação de uma senha segura, é recomendável utilizar números, caracteres especiais (símbolos), alternar entre letras maiúsculas e minúsculas e, ainda, evitar repetir senhas já cadastradas para outros sites.

Para mais informações sobre acesso ao Sistemas FURG e troca de senha, veja o documento abaixo. Para outras informações sobre a Pesquisa de Opinião 2020, clique aqui.

Assessoria de Comunicação - FURG

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