Mais de 8,4 mil servidores ativos, inativos e pensionistas já utilizam o APP ServidorRS. Lançado há pouco mais de um mês, o aplicativo está disponível no Google Play ou por meio do link app.servidor.rs.gov.br. A expectativa é esteja disponível na Apple Store em breve.
Os serviços já implementados são contracheque, Informe de Rendimentos, Férias e Consignações. Das funcionalidades disponíveis, os serviços mais acessados foram sobre contracheque, onde podem ser consultados também recebimentos, descontos e informações de meses anteriores. Estão disponíveis ainda solicitação de férias (períodos disponíveis, marcação de período e consulta aos saldos de período aquisitivo) e consultas sobre Requisições de Pequeno Valor (RPVs).
Desde o mês passado, os servidores que têm o App recebem notícias sobre contracheques e calendário de pagamentos. Em breve, essas notificações serão feitas via “push”, mecanismo que permite envio e recebimento de mensagens. Servidores da Secretaria da Fazenda, Brigada Militar e pensionistas foram os que mais baixaram o aplicativo. No perfil dos usuários nesta fase, 41,4% têm educação superior e 21,2% Ensino Médio. Quanto à graduação, 7,4% são formados em Pedagogia e 6,5% em Direito.
Nas próximas fases, estão previstos serviços sobre consignações, licenças e solicitação de cartão Ipê Saúde. A ferramenta também irá disponibilizar um chatbot, ferramenta que irá permitir ao servidor esclarecer dúvidas.
“O App é a materialização e concretização de um desejo do Estado de se comunicar diretamente com seu servidor (ativo e inativo) e pensionista”, explica o auditor-fiscal e coordenador do Projeto no Tesouro do Estado, José Eduardo Brasil.
O desenvolvimento do aplicativo contou com a participação das secretarias da Fazenda, por meio do Tesouro do Estado, de Comunicação, de Planejamento, Governança e Gestão, do IPE Prev e Procergs, além da colaboração da Brigada Militar e da Secretaria da Educação.
A ideia é ampliar e qualificar a ferramenta com a participação dos servidores. Serão promovidos eventos e instituídas formas de participação para que possam ser definidas novas funcionalidades e ajustadas as atuais. Durante o desenvolvimento do aplicativo, uma equipe multidisciplinar buscou compreender as necessidades e desenhar novos processos e produtos.
“O App Servidor RS vai aos poucos ganhando força, tanto em quantidade de usuários como em serviços que buscam aumentar a comunicação entre o servidor e o governo. Agora inicia uma nova fase, na qual buscamos, com a participação do usuário, sugestões de melhorias e serviços”, explica Erni Wagner, analista de sistemas que gerenciou o projeto pela Procergs.