Integrando os eventos que compõem a Mostra da Produção Universitária (MPU), o Seminário de Extensão é um espaço para divulgar, promover e acompanhar as ações de extensão. Em sua 23ª edição, o evento contará com apresentação de 160 trabalhos. O Seminário de Extensão será realizado de 11 a 13 de novembro.
O objetivo do seminário é expressar e informar as ações de extensão que são desenvolvidas na universidade, dando espaço para os extensionistas apresentarem como essas atividades impactam em sua vida acadêmica. “Realizar extensão universitária é um diferencial ao acadêmico, possibilitando uma formação complementar”, ressalta a coordenadora do evento e diretora de Extensão, Carla Amorim.
Devido à pandemia de Covid-19, a 19ª MPU será realizada de forma totalmente virtual, incluindo o Seminário de Extensão. As exposições de trabalhos serão realizadas por meio de vídeos de até cinco minutos, gravados pelos apresentadores. Carla reforça que os vídeos não serão avaliados por sua qualidade, cenário, existência de barulho ou não: “Entendemos que esse é um momento de muita adaptação e que cada um terá possibilidades de recursos diferentes”.
Em edições anteriores, o seminário tinha formato de roda de conversa, com todos os projetos apresentados e depois discutidos. No formato online a dinâmica será parecida: na abertura da sala será destinado um tempo para que os presentes possam assistir os vídeos. Ao final desse período, será aberto um fórum, com perguntas dos mediadores e do público para os apresentadores.
Os trabalhos apresentados no seminário têm envolvimento com as oito áreas de extensão desenvolvidas na universidade: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho. A partir dos relatos, serão debatidas diferentes demandas da sociedade de que maneira a universidade pode auxiliar no atendimento dessas necessidades.
Apesar do desafio, Carla salienta o crescimento tanto dos estudantes quanto da universidade na realização do evento de forma virtual. “Não estamos habituados a fazer esse tipo de trabalho, mas a gente acredita que vai poder apesar das dificuldades. O Seminário de Extensão é um momento de fortalecimento da política de extensão universitária da FURG, com exemplos de vivências e aprendizagem”, pontua.
Para a coordenadora do evento, “quando os estudantes estão apresentando seus trabalhos eles enxergam toda a potencialidade da extensão, reconhecendo a importância de trabalhos multiprofissionais e interdisciplinares, pelo contato com a comunidade envolvida. Isso faz com que a universidade fortaleça e partilhe esses saberes dentro da academia. É, principalmente, cada um reconhecer a importância do trabalho que faz e aprender com o trabalho dos outros”.
Dúvidas sobre a apresentação ou gravação dos vídeos podem ser enviadas para o e-mail mpu@furg.br.
Assessoria de Comunicação - FURG